Polo CriaSana abre inscrições para dez cursos

21/02/2019 14:51:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: João Barreto - Arquivo Secom

Aulas de 'Pernas de Pau' no CriaSana prepararam foliões para o Bobloco

O Polo de Cultura no distrito serrano do Sana, CriaSana, localizado no centro do arraial, abriu vagas para este ano letivo em dez cursos oferecidos pela Secretaria de Cultura. Há oportunidades para Violão, Canto, Jiu-Jitsu, Circo, Desenho, Desenho com foco em Estudos de Designer para Tatuagem, Dança Contemporânea, Balé, Maternal Baby e Zumba. Todos os cursos são gratuitos e as vagas limitadas. As matrículas estão sendo realizadas na secretaria do CriaSana. Também no polo estão acontecendo os preparativos para o ‘Bobloco’, que sairá no sábado de Carnaval, 2 de março, às 17h.

"Para as modalidades de prática individual, as vagas são limitadas. Nós tivemos uma adesão muito alta de alunos que se reescreveram para dar continuidade ao aprendizado, o que é positivo e gratificante para nós. Encerramos o ano letivo com cerca de 50 alunos", diz o coordenador do CriaSana, Fauto Andrade.

Para o curso livre de Canto com a professora Miriam Schenguert estão disponíveis doze vagas, aos sábados, das 9h às 20h. Já o curso livre de Violão com a instrutora Sueli oferece sete vagas. As aulas são promovidas aos sábados, das 9h20 às 18h.

O professor André Serrano ministra Jiu-Jitsu às segundas e sextas-feiras ou as segundas, quartas e sextas-feiras, às 19h. Mais 25 vagas nesta modalidade foram abertas para este ano. Para as práticas coletivas não há limites para matrículas. O instrutor Fabiano Freitas está inscrevendo para aulas de Circo, que acontecem às quartas-feiras, das 9h às 12h, 15h30 às 17h e de 18h às 20h.

Domingo também é dia de aulas de arte. As aulas de Desenho com ênfase em Estudos de Designer para Tatuagem, com o instrutor Bruno, acontecem aos domingos, às 10h. Há ainda aulas de Desenho, também com o instrutor Bruno, aos sábados, às 11h30.

Para quem prefere a dança, a professora Jacqueline ministra as modalidades: Contemporânea, Balé, Zumba e Dança Maternal Baby. As aulas de Dança Contemporânea são realizadas às terças e quintas-feiras, das 10h30 às 11h30 e às segundas e sextas-feiras, das 15h30 às 16h30 e das 17h às 18h. As de Balé, são às terças e quintas-feiras, das 15h30 às 16h30, e com a turma Maternal Baby, às sextas-feiras, das 10h15 às 11h15. As turmas de Zumba são às terças e quintas-feiras, das 9h às 10h, das 14h15 às 15h15 e das 19h15 às 20h15.

Além das aulas da Secretaria de Cultura, o Polo de Cultura CriaSana é um ponto de convivência e integração comunitária e oferece apoio aos turistas que visitam a localidade. O CriaSana, com sua feira de artesanato local, completou dez anos no ano passado. No espaço cultural estão expostas obras de artistas plásticos locais e artigos de vestuário, decoração e suvenires de lembrança do arraial. A área é contornada por 17 boxes, salas para as aulas e de administração do polo, onde estão disponíveis informações turísticas sobre as trilhas e sobre as opções para a prática de esportes de aventura.

Arte e Carnaval

Ao centro do CriaSana, os artistas locais fazem apresentações culturais variadas aos fins de semana, incluindo o show ‘O Circo a Céu Aberto’, que acontece todos os sábados, às 19h, dirigido por Fabiano Freitas. Também no polo, durante as férias escolares, Fabiano ofereceu o curso de ‘Pernas de Pau’, para preparar os foliões para o desfile do ‘Bobloco’. Esse é o bloco das crianças e do circo, que sai sempre no Sábado de Carnaval, neste ano dia 2 de março, às 17h. “Os turistas, especialmente as crianças de todas as idades, estão convidados a participar”, disse o artista circense.