Pólo Industrial de Cabiúnas está se preparando para receber novas empresas

04/08/2009 14:30:42 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Arquivo Secom

O Fumdec assinou convênio com a Contato Consultoria Imobiliária, a fim de preencher lotes no Pólo Industrial de Cabiúnas

O Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), órgão ligado à secretaria de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Macaé, acaba de assinar convênio com a Contato Consultoria Imobiliária. O objetivo é atrair para a cidade empresas do segmentos industrial e de serviços.

As empresas serão instaladas no pólo industrial de Cabiúnas, que tem um milhão e meio de metros quadrados, com lotes entre 1,2 mil metros quadrados até 50 mil metros quadrados. O contrato foi assinado no último dia 31 de julho.

Segundo o presidente do Fumdec, Francisco Navega, a primeira fase do pólo inclui a inserção de mecanismos de infraestrutura que serão executados em 500 mil metros quadrados até o primeiro semestre de 2010.

- A infraestrutura do pólo já está licenciada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais), pela Feema (Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente), pela prefeitura de Macaé – assegura Navega.

Ele lembra que essa primeira fase inclui a disponibilização de lotes numa área de 500 mil metros quadrados. A segunda fase é composta pelos outros um milhão de metros quadrados. O pólo industrial de Cabiúnas fica a seis quilômetros do centro de Macaé, próximo à entrada para Carapebus.

A infraestrutura do local inclui instalação de rede de esgoto sanitário, rede de água pluvial, rede elétrica, vias de acesso e arruamento interno. Para o presidente do Fumdec, tudo isso é importante para se atrair novas empresas, tendo em vista que as Parcerias Público-Privadas (PPP) e os incentivos fiscais do estado e do município também colaboram para a realização de tais investimentos na capital nacional do petróleo.

- Programas de incentivo do governo estadual tais como Rio Log, Rio Medicamentos Fitoterápicos e outros ainda poderão estar disponíveis neste empreendimento.Desde maio, estamos realizando apresentações em diversas empresas sobre o pólo de Cabiúnas. Os contatos têm sido feitos, garante.

Francisco Navega afirma ainda que com o funcionamento do novo pólo a partir do primeiro semestre do ano que vem, serão diretamente beneficiados os moradores dos bairros próximos ao pólo como Ajuda de Cima, Ajuda de Baixo e Lagomar, devido ao fato de as residências dos trabalhadores não estarem muito longe do local de trabalho.

- Esta área é excepcional, uma vez que nela há zoneamento e ordenamento da cidade – demonstra, evidenciando que tais investimentos para o próximo ano resultam de busca de maior diversificação econômica e financeira, de modo que a cidade não ficaria muito dependente dos royalties.