População de rua será tema de seminário municipal no dia 9

05/12/2008 15:05:24 - Jornalista: Equipe Secom

Em uma iniciativa inédita na história recente das políticas sociais macaenses, o governo municipal, por meio da secretaria especial de Desenvolvimento Social e Humano (Semdsh)/secretaria executiva de Assistência Social (Secexas), realizará, no dia 9 de dezembro, o I Seminário Municipal sobre População em Situação de Rua, das 8 às 17h, no auditório da Incubadora de Cooperativas, na Ajuda.

A população em situação de rua é um grupo heterogêneo composto por pessoas com diferentes realidades, mas que têm em comum a condição de pobreza absoluta, vínculos interrompidos ou fragilizados e inexistência de moradia convencional regular, sendo compelidos a utilizarem a rua como espaço de moradia e sustento, por contingência temporária ou de forma permanente. Para discutir esta realidade em Macaé representantes de segmentos que atuam direta e indiretamente na área se reunirão para somar experiências e opiniões, a fim de estabelecer desafios e estratégias coletivas para a construção de políticas públicas específicas.

A programação está assim composta: 8h, credenciamento; 8h30, início dos trabalhos; 9h, palestra com Jorge Munhões, dr. em Educação, membro do Fórum sobre População de Rua do Rio de Janeiro; 10h, apresentação da pesquisa sobre População de Rua em Macaé, com Eliana Feres, assistente social da secretaria executiva de Assistência Social; 11h, debate. Após o almoço, que será das 12h30 às 14h, será apresentado Vídeo Foto sobre a Pousada da Cidadania; seguido de Grupos de Trabalho sobre Trabalho, Política de Assistência Social, Política de Saúde; Política de Trabalho e Renda e Política de Educação. Às 16h, haverá apresentação dos trabalhos dos grupos, com encerramento previsto para as 17 h.

Desde julho de 2008, Macaé mantém, através da prefeitura o Programa Pousada da Cidadania, abrigo para acolhimento e tratamento da população de rua. Uma equipe multiprofissional composta por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, enfermeira, médicos e profissionais de nível técnico (administrativo, técnicos de enfermagem, cuidadores, motorista e segurança) atuam neste sentido, já tendo passada desde a criação do programa 60 pessoas, sendo que atualmente estão internas 36 pessoas: 32 homens e quatro mulheres. A Pousada da Cidadania funciona no Barreto, num anexo da Pousada Brisa da Costa.