População deve continuar mobilizada contra a dengue

02/12/2008 14:03:31 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Desde a manhã desta terça-feira (02), equipes da secretaria especial de Saúde de Macaé (Semusa) reforçam os trabalhos de educação em saúde, a fim de orientar a população em como eliminar os criadouros do aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, e aplicação do medicamento homeopático contra a doença.

O medicamento, indicado para pessoas de todas as idades, é uma medida complementar às ações de combate e controle da doença, realizadas pela Prefeitura de Macaé, em busca de conter e minimizar a evolução dos sintomas e os agravos da dengue.

Segundo o secretário especial de Saúde, Luiz da Penha, após a implementação de novas medidas no combate ao mosquito da dengue e o trabalho permanente dos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o município conseguiu reduzir o número de casos confirmados da doença.

Luiz da Penha ressalta que o município registrou 493 casos de janeiro a outubro de 2008. Um número menor de casos do que em 2007, que no mesmo período foi registrado um total de 1.477 casos confirmados. O município apresentou uma queda de 67% no número de casos de dengue em 2008.

O secretário executivo de Saúde, Paulo Seady, acrescenta que o combate à dengue tem de ser uma ação constante, tanto por parte dos órgãos públicos como da população. “Está é uma forma de prevenir a incidência de mais casos da doença no próximo verão. É no verão que o mosquito mais se prolifera, pelas condições ambientais favoráveis - chuvas esparsas e temperatura alta”, explica.

Até sexta-feira (05), os profissionais estarão mobilizados em mais uma ação de sensibilização e orientação da população sobre a doença. Eles estarão nos terminais Central, Parque de Tubos, Cehab e Lagomar, onde farão a distribuição de folhetos explicativos, aplicação da homeopatia contra a dengue e orientações. Uma equipe também estará no calçadão da avenida Rui Barbosa, realizando os mesmo serviços.

Dengue - Um dos cuidados que pode ajudar no combate ao Aedes aegypti é evitar água parada em latas, embalagens plásticas, pneus e vasos de plantas. A população conta com o Disque Dengue (22) 2762-0175, para fazer suas solicitações, denúncias e reclamações sobre o combate à dengue. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O mosquito é escuro, rajado de branco, menor que um pernilongo comum, pica durante o dia e se desenvolve em água parada e limpa. Os sintomas são: dor de cabeça, dor nos olhos, febre alta muitas vezes (passando de 40 graus), dor nos músculos e nas juntas, manchas avermelhadas por todo o corpo, falta de apetite, fraqueza e, em alguns casos, sangramento de gengiva e nariz.