Portadores da Alegria participam de Encontro de Dança

09/07/2008 16:35:05 - Jornalista: Equipe Secom

Nesta sexta-feira, às 19 horas, o Núcleo de Dança Portadores da Alegria, entidade de inclusão social subvencionada pela Prefeitura de Macaé, participará do Encontro Sesc de Dança, que acontece desde terça-feira (8), em Nova Friburgo. O evento, que está em sua 19º edição, prosseguirá até domingo, (13), levando à Região Serrana uma seleção muito especial de espetáculos. O Núcleo de Dança Portadores da Alegria apresentará as coreografias "Dialeto de Gestos", do professor e coreógrafo do grupo, Oyama Queiroz; e "Improviso nº 1" concebida por Ademir Martins.

O Encontro Sesc de Dança é um espaço para promover a troca de informações e partilhar experiências entre escolas de dança, academias, professores e alunos de diversos locais e coreógrafos e intérpretes de companhias profissionais. O festival é considerado o maior evento de dança da serra fluminense, e sua programação cresce a cada ano em qualidade e variedade, contribuindo para a profissionalização dos alunos que ali circulam assim como para a formação de público.
O evento reúne anualmente companhias profissionais de dança clássica, contemporânea e moderna, contemplando trabalhos de pesquisa e de coreógrafos iniciantes ou reconhecidos no cenário da dança, bem como oficinas que valorizam estilos e tendências. Além disso, serão realizadas apresentações de outros trabalhos na praça principal da cidade, como parte da mesma mostra de dança.
O Núcleo de Dança Portadores da Alegria também participará, de 16 a 25 de julho, do Festival de Joinville, onde apresentarão coreografia nos "palcos abertos". O grupo foi criado em Macaé com a finalidade de integrar a pessoa portadora de deficiência através da arte da dança, rompendo as barreiras da discriminação. Suas exibições públicas são sempre gratuitas e visam estimular a formação de novos núcleos com filosofia semelhante.