Praça do Visconde recebe Cineminha Infantil

08/07/2022 17:46:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

A Praça do Visconde recebeu o projeto Cineminha Infantil. A programação realizada na noite desta quinta-feira (2) movimentou crianças e jovens que tiveram a oportunidade de assistir aos curtas infantis Carijó, de Eliz Brito e Um dia de gato, de Maria Teresa Murer. As apresentações que encantaram o público fazem parte do projeto Arte por toda parte. A próxima exibição está prevista para o dia 11 de agosto, no Engenho da Praia.

A sessão Carijó foi exibida em um telão inflável. Nela, a plateia teve a oportunidade de assistir a vida na roça de maneira divertida, com destaque para valores como a família, a integração e fraternidade. Já Um dia de gato destacou a importância de se amar. A programação itinerante vai acontecer em diversos pontos da cidade.

Com o objetivo de proporcionar a jovens acesso à cultura de forma gratuita e irrestrita, o Cineminha Infantil atraiu amantes da sétima arte . Entre eles estava Isabela, de 7 anos, e a mãe, Carla Amado. “Fiz questão de parar aqui na praça. Amamos cinema e esta iniciativa foi muito boa”, ressalta.

Da mesma opinião é Júlia Oliveira da Conceição, de 7 anos e o irmão Pablo, de 12 anos. Ambos estavam na praça por conta da participação de Pablo nas aulas de futsal do Projeto Social Esperança. “ Já assisti cinema quando fui com a escola, agora estou com meu time de futsal e minha família. Tudo isso é muito legal”, destacou Pablo, também acompanhado da mãe Raquel de Oliveira. Além de Pablo, mais de 100 crianças participantes do projeto também assistiram ao filme.

Nessa retomada das apresentações itinerantes, o Cineminha Infantil já percorreu a Nova Holanda e o distrito do Frade. Presente, o secretário de Cultura, Leandro Mussi, destacou a importância da iniciativa.

"Queremos levar o Arte por toda parte para todos os cantos de Macaé. É muito bom ver a praça lotada. Vamos fazer a cultura presente para todos com entretenimento e arte. O objetivo é oportunizar experiências, como assistir ao cinema no convívio comunitário. Isso causa um impacto positivo na autoestima das pessoas e valoriza o pertencimento. Queremos alcançar completamente Macaé, a fim de que todas as crianças tenham oportunidade de ver bons filmes, produzidos de preferência na região”, ressaltou.

De acordo com o curador do projeto, Helder Santana, a escolha dos filmes tem base pedagógica, na busca de agregar valores e novos conhecimentos a esses momentos de diversão. “ São filmes divertidos, que agregam valores como a fraternidade e respeito à natureza”, ressaltou.

Ele lembrou ainda das exibições do “Curta no Museu”, que acontecem uma vez ao mês no Solar dos Mellos, às 19h.Vale lembrar, que os curtas são escolhidos de acordo com o conteúdo educativo da obra. Além disso, a Secretaria visa privilegiar a produção local e regional.

Já reconhecido por crianças e adultos como uma nova opção cultural, o Cineminha Infantil é uma das iniciativas da Secretaria de Cultura, que visa valorizar e incentivar ações artísticas e culturais como estratégia de convivência e fortalecimento de vínculos.

No Visconde, a programação contou com apoio da Associação de Moradores. O presidente da Associação Valderli Nunes elogiou o Cineminha. “Estamos muito felizes com esta parceria com a Secretaria de Cultura. Toda a comunidade ganha. Este cineminha é um presente. Solicitamos e logo fomos atendidos. Estamos agradecidos”, finaliza.


Fotos Relacionadas