Pré-Vestibular gratuito: prefeitura inscreve até 20 de dezembro

28/11/2013 10:49:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: João Barreto

Em 2012, 105 estudantes foram aprovados, a maioria em universidades públicas, os demais receberam 100% de bolsa pelo ProUni

Para quem quer se preparar melhor para o vestibular do ano que vem, a Prefeitura de Macaé está oferecendo 360 vagas gratuitas no Pré-Vestibular Social da Secretaria de Educação. A inscrição pode ser feita, das 8h às 20h, até o dia 13 de dezembro. Já de 16 a 20 de dezembro, os interessados podem se inscrever, das 8h às 12h. O local das inscrições fica na Rua Teixeira de Gouveia, 264, antigo prédio da Funemac.

Estão à disposição dos estudantes duas turmas com 60 alunos pela manhã, outras duas à tarde e duas à noite. Para se inscrever os futuros universitários devem levar duas fotos 3 X 4, xérox do CPF, da Identidade, da declaração de conclusão do Ensino Médio ou do Histórico Escolar. Para os que preferem estudar à noite precisam levar também xérox da declaração de que está trabalhando.

A única exigência para cursar o Pré-Vestibular Social é ter o segundo grau completo ou estar cursando o terceiro ano do Ensino Médio. Esse curso promove a inclusão de muita gente que não tem condições para pagar o alto preço de alguns cursinhos. Além disso, pessoas mais velhas que estão, há anos, fora das salas de aula encontram chance de voltar a estudar nesse pré-vestibular.

O Pré-Vestibular Social da Prefeitura funciona há cerca de dez anos. Ano passado, 105 estudantes desse curso foram aprovados por universidades, a maioria para instituições de ensino públicas. No entanto, os que conseguiram passar para faculdades particulares receberam 100% de bolsa pelo ProUni do governo federal.

Em 2012, o aluno do Pré-Vestibular Social, Lucas Prata, tirou o primeiro lugar no curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), núcleo Macaé. No mesmo ano, Thaís Mussi ficou com o primeiro lugar no curso de Relações Internacionais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).



Os professores desse cursinho público municipal são provenientes da rede municipal de ensino.