Pré-Conferência de Cultura foi realizada neste sábado no Colégio Estadual Luiz Reid Luiz Reid

17/05/2008 13:43:03 - Jornalista: jornalistas Andréa Liboa e José Silva

Com o objetivo de abrir as discussões que precedem a I Conferência Municipal de Cultura, foi realizado neste sábado (17), das 8h às 12h, no Colégio Estadual Luiz Reid, a Pré-Conferência Municipal de Cultura. Nela, grupos de dez vertentes culturais discutiam sobre as demandas de cada segmento, inseridas em cinco eixos temáticos. Qualquer cidadão maior de 16 anos pode participar das discussões para consolidações de propostas. O evento foi promovido pela Fundação Macaé de Cultura.

Os grupos de discussão foram: teatro, dança, música, circo, artesanato; patrimônio cultural, artes visuais; artes audiovisuais; afro e culturas populares e literatura. A partir das 8h, houveo o credenciamento. A abertura do evento ocorreu às 9h, seguida a apresentação de projetos desenvolvidos pela Fundação Macaé de Cultura. Às 10h, começou as discussões dos grupos, com duração de 90 minutos.
A presidente da Fundação Macaé de Cultura, Conceição de Maria Rosa, ressaltou a característica democrática da conferência que deu voz aos produtores e artistas locais. A I Conferência se faz necessária na atual conjuntura nacional de gestão cultural. “A conferência é uma necessidade apontada pelo Ministério da Cultura. É uma ferramenta democrática importante que fortalecerá as políticas públicas do município. Contamos com a adesão de toda a classe artística, declarou Conceição.
As discussões foram desenvolvidas com base em cinco eixos temáticos: Gestão Cultural, Economia Cultural, Patrimônio Cultural, Comunicação é Cultura e Cultura é direito e cidadania. Esses eixos foram definidos como centrais na Primeira Conferência Nacional de Cultura.
As propostas apresentadas pelos grupos durante a Pré-Conferência serão rediscutidas na I Conferência Municipal de Cultura, que será realizada nos dias 29 e 30. Na conferência, todos os inscritos que participarem dos Grupos de Discussão (GDs) terão direito a voz e voto.
A Conferência tem como objetivo levantar subsídios para o Conselho Municipal de Política Cultural, que estabelece as diretrizes gerais do Plano Municipal de Cultura. O Primeiro eixo de discussão, Gestão Pública e Cultura, abrangerá, entre outros pontos, a implantação do Sistema Municipal de Cultura, com Conselho Municipal de Cultura, deliberativo, normativo e fiscalizador; fórum e conferência garantindo fundos de cultura, orçamento participativo, planos de cultura, censo de cultura e relatórios de gestão.