Prefeito abre Exposição Agropecuária, Industrial, Comercial e Turística de Macaé

25/07/2007 17:36:28 - Jornalista: Janira Braga

Para comemorar os 194 anos de emancipação político-administrativa de Macaé, o prefeito Riverton Mussi acaba de abrir a Exposição Agropecuária, Industrial, Comercial e Turística de Macaé, no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha. Com atrações voltadas para agronegócio, entretenimento e feiras setorias, a exposição promete ser a mais bem estruturada de Macaé. E mais: a expectativa é que a arrecadação de alimentos não perecíveis seja a maior neste tipo de evento – o ingresso para os shows é obtido com a doação de um quilo de alimento.

- Os alimentos que a população está doando serão enviados para entidades filantrópicas da cidade, que repassarão para famílias carentes – destacou o prefeito, ressaltando que durante os cinco dias de evento, a exposição terá atrações para toda a família. Riverton Mussi comentou que neste ano, a prefeitura fortaleceu a parceria com a iniciativa privada, o que reduziu o custo por parte da prefeitura no evento.

O prefeito, que foi à abertura acompanhado da primeira-dama Márcia Moraes, frisou também que o objetivo do governo municipal é ampliar o programa da patrulha rural mecanizada para facilitar o escoamento da produção rural. A secretária de Agricultura, Mariana Machado, afirmou que hoje a prefeitura atende 220 produtores rurais com a patrulha mecanizada e fornece demais suportes para estimular a agricultura familiar, como a vacinação contra febre aftosa e raiva.

Mariana informou que 400 cabeças de gado da raça Nelore vão participar do evento, além de 50 da raça Brahman. Segundo a secretária, outro evento importante será a primeira Copa Elite do Cavalo Quarto-de-Milha, que será realizada de sexta-feira a domingo (29), promovida pela Associação Fluminense do Cavalo Quarto-de-Milha (RJQM). A Copa é aberta a todas as raças e vai reunir cerca de 100 animais.

O vereador Luiz Fernando Pessanha observou que a exposição é importante para focalizar o agricultor. “A agricultura deixou de ser artesanal e passou a ser um trabalho de grande geração de renda. É importante investir no homem do campo para que o êxodo rural seja evitado, assim como o inchaço urbano”, analisou.

Para o vereador Paulo Antunes, uma das atrações que vai chamar atenção é a Fazendinha de Pequenos Animais, que vai levar diversão para crianças e adolescentes com a exposição de animais como pônei e aves silvestres. O chefe de gabinete da secretaria de Estado de Agricultura, Luiz Aurélio Imbiriba, afirmou que a exposição agropecuária de Macaé reúne uma das principais estruturas deste tipo de evento.

Participaram da solenidade de abertura vereadores, secretários, autoridades civis, militares, representantes de associações de moradores, de instituições agrárias e público em geral.

Show gospel será promovido às 20 horas

A Exposição Agropecuária, Industrial, Comercial e Turística de Macaé - Expo Macaé chega em sua 28ª edição com grandes shows nacionais. Nesta quarta-feira, será promovido show gospel com a cantora Nívea Soares e banda, com entrada franca, às 20 horas.

Na quinta-feira (26), sobe ao palco o cantor Aguinaldo Timóteo, às 18 horas e a dupla Zezé di Camargo e Luciano, às 23 horas. Já a sexta-feira (27) será a noite do samba, com a cantora Alcione, às 23 horas. Sábado é a vez do pop da cantora Wanessa Camargo, também às 23 horas, e no domingo, encerrando a Expo 2007, é a vez do pop rock do grupo Jota Quest, às 21 horas.

A exposição também terá, além da 1ª Copa Elite do Cavalo Quarto-de-Milha, Rodeio Tony Nascimento, leilões de NeloPetro, Brahman e gado de Leite, feira da agroindústria e Feira de Indústria e Comércio (FIC).