Prefeito anuncia novas obras

18/02/2010 15:40:15 - Jornalista: Simone Noronha

Foto: Robson Maia

Na abertura dos trabalhos da Câmara, prefeito anuncia obras da RJ-106 e da Estação Central de Tratamento de Esgoto

A prefeitura de Macaé assina em março os contratos de execução das obras de duplicação da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) e de construção da Estação Central de Tratamento de Esgoto – obras que haviam sido adiadas no ano passado por conta da crise econômica, que reduziu a arrecadação municipal. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (18) pelo prefeito Riverton Mussi, durante a sessão da Câmara dos Vereadores, que marcou o fim do recesso parlamentar.

Repetindo uma tradição que se iniciou em seu primeiro mandato, o prefeito compareceu mais uma vez à abertura dos trabalhos na Câmara, onde agradeceu ao apoio dos vereadores e apresentou algumas metas para 2010.

- Depois do ano difícil que tivemos em 2009, já estamos sentindo nestes primeiros meses uma melhora na arrecadação, principalmente no que diz respeito aos royalties. Por isso, estamos iniciando projetos que estavam previstos para o ano passado, mas que tiveram que ser retirados do orçamento por conta da crise econômica, que atingiu ao só Macaé, mas todos os municípios que recebem royalties, disse Riverton.

O contrato da obra de construção da Estação Central de Tratamento de Esgoto – antiga ETE Virgem Santa – será assinado no próximo dia 24. A obra faz parte do programa Água Limpa de macrodrenagem e saneamento, a cargo do consórcio CBPO/Zadar. De acordo com o prefeito, no mesmo dia será apresentado o programa de tratamento de esgoto de todo o entorno da Lagoa de Imboassica. As obras devem começar ainda neste primeiro semestre, e somam R$ 80 milhões de investimentos.

Com problemas estruturais, a ETE da Virgem Santa será toda readaptada à atual realidade do município e transformada na Estação Central – sua capacidade final será o tratamento de esgoto de uma população de até 100 mil pessoas. A unidade vai completar o sistema de saneamento da cidade.

- Nosso objetivo é chegar até a 100% da cidade com tratamento de esgoto. Neste processo, a Estação Central de Tratamento é fundamental. Com o funcionamento desta nova ETE, vamos conseguir reduzir ainda mais o volume de esgoto despejado in natura na Lagoa de Imboassica, disse o prefeito.

Já a assinatura do contrato para o início das obras de duplicação da RJ-106 está previsto para o dia 25, durante visita já agendada pelo governador Sérgio Cabral. Riverton explica que a duplicação atende à grande necessidade de melhoria no sistema viário da cidade – que além de afetar a população, afeta também a logística de empresas como a Petrobras.

- Estamos pensando no futuro de Macaé. Com a perspectiva das novas descobertas do pré-sal, não podermos correr o risco de perder investimentos pelo fato da cidade não oferecer infraestrutura de logística. A duplicação da RJ-106 é estratégica tanto para Macaé, como para Rio das Ostras, a Petrobras e principalmente o Estado do Rio de Janeiro porque se a Petrobras deixar de ampliar seus investimentos na região, o município perde, mas o Estado do Rio também perde, disse o prefeito.

Também dentro do setor de logística viária, Riverton reafirmou que está iniciando o processo de licitação para a compra de composições para a implantação da primeira fase do Metrô Macaé, o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). Inicialmente, serão cinco composições, com dois vagões cada, que na primeira fase vão atender a cinco estações de um total de 10que serão construídas ao longo de 23 quilômetros de ferrovia, ligando Lagomar a Imboassica. A previsão é de que o Metrô Macaé comece a operar em 2011.

Riverton anunciou também outras novidades previstas para março. No dia 25, durante a visita do governador, serão inauguradas a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Barra e a Clínica da Família no Lagomar, obras sob a responsabilidade do estado. Também durante a visita de Sérgio Cabral, a prefeitura vai assinar convênio de ampliação das instalações da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) em Macaé.

- O governador já autorizou a contratação de novos professores, que era o fator principal para a ampliação das atividades da UENF em Macaé, aumentando o número de alunos de 200 para 1,2 mil. Estão previstos para a cidade a vinda dos cursos da área de Engenharia da Universidade, que hoje estão em Campos, disse Riverton.

Novas obras previstas para 2010

Durante a sessão, o prefeito anunciou também diversas obras que serão realizadas este ano. Nos próximos dias, a prefeitura retoma as obras da Avenida Industrial, que já estão em fase final. A primeira fase de obras da Praça Mirante dos Navegantes, na Barra, deverá ser entregue até o final de março – a segunda etapa prevê a urbanização até a Fronteira, e será feita também este ano. Para este primeiro semestre, a prefeitura já programou a reforma e revitalização de 18 praças – 24 já foram recuperadas.

Está previsto também para este ano o início da segunda fase de obras de infraestrutura no bairro Lagomar. Além disso, a prefeitura está em fase final de licitação para as obras de recuperação das estradas da Virgem Santa, Imburo e Aterrado do Imburo, um investimento de R$ 12 milhões. Também está em processo de licitação as obras de asfaltamento de ruas dos bairros Miramar e Visconde de Araújo.

Na área de Educação, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) autorizou o início do processo de licitação para a ampliação da Cidade Universitária. Além disso, até o final do ano estão previstos trabalhos de reforma em todas as escolas municipais – 26 já estão com obras em andamento –e a inauguração de seis novas unidades de ensino.

Acompanharam o prefeito na Câmara os secretários de Governo, André Braga, de Fazenda, Cassius Ferraz, de Serviços Públicos, George Jardim, e de Comunicação, Fernando Marcelo Tavares. O prefeito eleito de Carapebus, Amaro Fernandes, também prestigiou a abertura dos trabalhos.