Prefeito apoia iniciativas culturais da sociedade civil

10/06/2021 15:44:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Bruno Campos

Prefeito soube detalhes do projeto Museu do Trabalho, coordenado pela médica Maria Christina Menezes

O prefeito Welberth Rezende afirmou, nesta quarta-feira (9), que apoia iniciativas culturais, de artes, entretenimento e turismo que contribuem para geração de conhecimento e desenvolvimento da sociedade. O prefeito soube, em reunião no gabinete, dos detalhes do projeto Museu do Trabalho, coordenado pela médica Maria Christina Menezes e apresentado por videoconferência pelo jornalista Arnaldo César Ricci.

"Temos o dever de apoiar iniciativas como essa, organizadas, importantes para o município. Projetos nas áreas de cultura, turismo, para Macaé, que tem mar, serra, ilha, impulsionam setores e geram emprego fora do arranjo do petróleo e gás", comentou Welberth Rezende.

De acordo com a apresentação do jornalista Arnaldo César Ricci, o Museu do Trabalho + Instituto Prospectar irão celebrar o passado e pensar o futuro, como acontece nos principais museus do mundo. A ideia é ter um centro de estudos aliado a um museu, em Imbetiba, com homenagem a homens e mulheres que fizeram da região uma das mais prósperas do país.

Ricci citou que, ao longo de quatro séculos, o Norte Fluminense experimentou grandes cinco ciclos econômicos: pesca, pecuária, cafeicultura, cana-de-açúcar e petróleo. O jornalista lembrou, na apresentação, de projetos de desenvolvimento econômico como o Tepor, termelétricas e observou que o museu poderá ter, entre suas atrações, desde o velho navio sonda Petrobras 2 até reconstituições dos engenhos artesanais de cana-de-açúcar do século XVIII.

A coordenadora do projeto do Museu do Trabalho, Maria Christina Menezes, destacou que Macaé pode ser um polo gerador de cultura, saber e conhecimento. "O museu pode escrever a história do macaense, sendo um centro catalisador que une sociedade civil organizada, atuando em parceria com órgãos públicos", ressaltou a coordenadora do projeto, que tem vasta experiência em museus mundiais.

Participaram da reunião o apoiador do projeto do Museu do Trabalho, Maxwell Vaz; e os secretários de Comunicação, Romulo Campos, e Políticas Energéticas, José de Luna Júnior.


Fotos Relacionadas