Prefeito assina convênio do Programa Macaé Criança Cidadã

30/09/2009 18:57:04 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Assinatura aconteceu na sede do Comando Militar do Leste

RIO - Prestar assistência ao adolescente em situação de risco social, visando a conquista da cidadania, por meio da educação integral, incluindo a educação na rede pública e a educação ligada ao apoio psicológico, aos valores humanos, à ética, à moral, ao civismo, às artes e ao aprendizado prático profissionalizante.

Esse é o objetivo do Programa Macaé Criança Cidadã, firmado nesta quarta-feira (30) entre o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, o comandante Militar do Leste, general do Exército Rui Alves Catão, o presidente da Associação Beneficente Rio Criança Cidadã, Gerson Nessar e a diocese de Nova Friburgo, durante solenidade realizada no Rio, na sede do Comando Militar do Leste.

- Educação básica e ensino superior e profissionalizante são duas prioridades na prefeitura de Macaé, por isso nos preocupamos em ampliar projetos e programas voltados para a capacitação profissional e a inserção dos jovens no mercado de trabalho. Investimos na educação básica, como nas escolas em horário integral e também no Ensino Superior, na construção da Cidade Universitária, que possui a Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), com cursos gratuitos de Administração, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação, além de graduações da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) – destacou o prefeito.

O Programa Macaé Criança Cidadã é gerenciado pelo Comandante da Nona Bateria de Artilharia Auto Antiaérea Escola, no Forte Marechal Hermes, está adequado ao Estatuto da Criança e do Adolescente, beneficia 40 adolescentes do sexo masculino de 14 a 17 anos e vigorará pelo prazo de 24 meses.

- Temos orgulho de desenvolver o Programa Macaé Criança Cidadã porque tem caráter preventivo e visa assistir o adolescente, que está em formação de sua cidadania. Sugiro inclusive que o Criança Cidadã seja ampliado. Citando outros exemplos, programas sociais como o Nova Vida e educacionais como o Bolsa Universitária tem focos semelhantes: a educação como meio para a inclusão – ressaltou.

Durante a solenidade de assinatura, Riverton pontuou a boa relação que a sociedade tem com o Forte Marechal Hermes e a luta pela permanência do exército na cidade quando ele era vereador e presidente da Câmara. “Coordenamos um movimento lutando pela permanência do Exército na cidade e mais de cinco mil pessoas aderiram ao movimento em defesa do Forte. Temos uma ótima relação com o Forte Marechal Hermes, que sempre participa de todos os eventos cívicos, sociais e institucionais da cidade”, comentou.

Prefeito destaca programas Guarda Mirim e Guarda Sênior

Os programas Guarda Mirim, Guarda Sênior e Agente Mirim foram citados pelo prefeito como ações promovidas pela prefeitura, por meio da Guarda Municipal e da Defesa Civil, que contribuem para o desenvolvimento socioeducacional, no caso dos programas para adolescentes, e para a auto-estima, no caso do programa Guarda Sênior. “O Guarda Sênior abrange cem aposentados que trabalham quatro horas por dia como monitores, dando expressiva contribuição para a juventude”, comentou.

O projeto Agente Mirim é realizado nas escolas da rede pública municipal com alunos das 5ª a 8ª séries. São difundidos conceitos de defesa civil, cidadania, prevenção de acidentes, meio ambiente, combate a incêndio, saúde bucal, trânsito, primeiros socorros, entre outros, durante seis semanas, por escola. O Guarda Sênior proporciona ao idoso os benefícios da política prevista no Estatuto do Idoso. Os guardas ajudam a zelar pelo patrimônio e serviço públicos. Já a Guarda Mirim atende adolescentes entre 14 e 17 anos, matriculados na rede pública de ensino com a aceleração de estudos e treinamento básico nos serviços administrativos.

Comandante comenta benefícios do Programa Criança Cidadã

O comandante Militar do Leste, general de exército Rui Alves Catão, pontuou que o programa Criança Cidadã tem grande alcance social e assistencial. “Com a ajuda dos governos, da igreja, alcançamos nosso objetivo de minorar a grande deficiência do povo brasileiro: a educação”, comentou.

Segundo o presidente da Associação Beneficente Rio Criança Cidadã, Gerson Nessar, o Programa – que originou as ações nos municípios – completa 16 anos de existência graças aos parceiros. “O programa resgata valores e capacita adolescentes que estavam em risco social, trazendo benefícios para a família do participante”, avaliou.

Representantes dos municípios de Petrópolis e Campos dos Goytacazes também firmaram o convênio com as respectivas dioceses, o exército e a Associação Rio Criança Cidadã. O comissário de Justiça da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca de Petrópolis, Marcelo Botelho, observou que o programa resgata valores para os adolescentes.

- O Criança Cidadã transforma a vida do jovem pelo trabalho - acrescentou o representante da diocese de Campos, padre Paulo Henrique Barreto.

Também participaram da assinatura do convênio o presidente da Fundação Municipal da Infância e Juventude de Campos, Mário Lopes; monsenhor da diocese de Friburgo, Antônio Stael; monsenhor da diocese de Petrópolis, Paulo Daher e a secretária de Trabalho, Assistência Social e Cidadania de Petrópolis, Maria Helena de Brito.