Prefeito busca novas parcerias com o estado

17/07/2009 17:27:35 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Robson Maia

Durante o Encontro Regional do Norte Fluminense, Riverton anunciou que buscará parceria com DRM para recuperar Lagoa de Imboassica

O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, anunciou nesta sexta-feira (17) que buscará parceria com o governo do Estado, por meio do Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro (DRM), para realizar um estudo sobre a Lagoa de Imboassica visando a recuperação de um dos mais bonitos cartões postais da cidade. A prefeitura também pretende participar de um dos programas do DRM – - Áreas de Risco Geológico – e buscará recursos junto ao InvesteRio para fomentar arranjos produtivos locais (APL).

O anúncio foi feito durante o Encontro do Norte Fluminense – 2009 realizado nesta manhã no Senai-Macaé, onde foram apresentadas e discutidas as oportunidades para o desenvolvimento econômico da Região Norte Fluminense e do Estado do Rio de Janeiro. O evento foi promovido pelo governo do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Associação Estadual de Municípios, e contou com a participação dos secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno e de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Christino Áureo.

- Este evento é uma oportunidade que o governo do estado oferece para Macaé e eu não poderia deixar de participar ativamente deste encontro que visa atrair empreendimentos para a região. Defendemos a regionalização de ações que venham a contribuir com o fomento de empreendimentos. O governador Sérgio Cabral é um grande aliado de Macaé e presença costumeira em nossa cidade, e estará aqui no dia 30 para participar da inauguração da Delegacia Legal e do início das obras de recuperação das RJs 168 e 162 -, explicou Riverton Mussi.

O secretário Christino Áureo destacou a importância da aliança entre governo do estado e prefeitura de Macaé. “O governador Sérgio Cabral vem exercendo esse rearranjo da aliança com o município, buscando participar e estar presente em Macaé. No dia 30, ele estará na cidade acompanhando ações que estão sendo desenvolvidas em Macaé. O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico tem se mostrado sensível em olhar para os municípios pequenos ou médios que precisam de fomento para o desenvolvimento de empreendimentos”, disse.

A apresentação dos produtos que o estado oferece às prefeituras e empresas por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, foi feita por Julio Bueno. “Temos vários produtos que o estado tem, mas que são desconhecidos e que podem ajudar na prática os municípios e empresários. Entre eles estão o InvestRio, o Codin (que funciona como uma agência de desenvolvimento), o DRM (que tem um centro de inteligência de petróleo e que pode auxiliar na discussão sobre royalties e participações especiais), o Sebrae, entre outros”, explicou.

O evento contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de Macaé, Paulo Antunes e de vereadores do município, além de diversas autoridades e secretários municipais de Macaé e região.

Comércio e Serviços

A subsecretária de Comércio e Serviços, Dulce de Carvalho, apresentou os programas de trabalho desenvolvidos por Arranjos Produtivos Locais (APLs) que promovem a articulação de empresas de todos os tamanhos e o aproveitamento das sinergias geradas por suas interações fortalecendo suas chances de sobrevivência e crescimento.

- Temos programas específicos como o Rio é Design, o Compra Rio, Programa de Artesanato, Rio Expoint e promovemos Encontros de Desevolvimento -, explicou a subsecretária.

InvesteRio

A InvesteRio é uma instituição financeira não bancária com três anos e meio de criação, com patrimônio de R$ 100 milhões. O objetivo é preencher a lacuna que o BNDES não faz com linhas de empréstimos de até R$ 10 milhões. “O objetivo é fomentar o desenvolvimento econômico do Estado por meio de financiamentos e da prestação de serviços financeiros a empreendedores privados e públicos”, explicou o presidente da Agência de Fomento do ERJ- InvesteRio, Maurício Chacur.

CODIN

O Estado do Rio de Janeiro está vivendo outro momento, a partir da passagem dos distritos industriais para os municípios gerirem. “Agora damos consultoria 0800 para os investidores e assistência técnica para as empresas existentes”, explicou o diretor de Operações da Cia de Desenvolvimento Industrial do ERJ – CODIN, Sandro Valpassos. A recém empossada presidente do CODIN, Estela Almeida também esteve presente ao encontro.

- Não perdemos nenhum investimento por conta de incentivo tributário. Temos um arsenal de alternativas para tornar os municípios competitivos, disse Julio Bueno.

JUCERJA

O presidente da Junta Comercial do ERJ – JUCERJA, Carlos de La Rocque, explicou programas implantados no estado, como o Rio Simples e Rio Fácil que compreendem o Rio Poupa Tempo, um shopping de serviços num único lugar. “Em parceria com o Sebrae estamos implantando também o Regin, um portal de registro que contém um cadastro unificado, que visa facilitar a vida de todas as empresas estabelecidas no estado do Rio de Janeiro”, explicou Rocque.

DRM

A geologia como base de informação para gerar desenvolvimento para o estado. Este foi o foco da apresentação do presidente do Departamento de Recursos Minerais do ERJ –DRM, Flavio Erthal. “Fazemos pesquisas e mostramos as oportunidades para trazer empreendimentos para o estado. Hoje, temos um Centro de Petróleo e Gás com mapas informativos disponível na Internet pelo site www.petroleo.rj.gov.br. No dia 23 deste mês estaremos apresentando às prefeituras o Plano de Ação para Risco Geológico que contém as “Áreas de Risco Geológico” que podem ajudar na identificação de áreas de risco. Também temos implantados em 82 municípios do estado do Rio de Janeiro, painéis contendo os caminhos geológicos e também placas como a instalada em Macaé que registra a passagem do cientista inglês Charles Darwin”, disse Erthal.

Florescer

Durante o evento, o secretário de Estado de Agricultura, Christino Áureo, disse que vai estudar a implantação do projeto Florescer na região serrana de Macaé. “O prefeito de Macaé sugeriu e vamos estudar a viabilidade de implantar o projeto Florescer na região serrana de Macaé”, informou.