Prefeito conversa sobre parcerias com gerente geral da UN-BC

13/04/2009 17:56:52 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Riverton: ‘Parcerias são importantes para projetos de desenvolvimento’

Capacitação profissional, desenvolvimento sociocultural, infraestrutura urbana e potencial para incremento na logística com foco em ações estruturantes para a sociedade foram os assuntos entre o prefeito Riverton Mussi (PMDB) e o gerente geral da Unidade de Negócios da Bacia de Campos (UN-BC), José Airton de Lacerda Martins, nesta segunda-feira (13), no gabinete. A vice-prefeita Marilena Garcia, o presidente da Câmara Permanente de Gestão, Romulo Campos, secretários e subsecretários também participaram.

Um dos objetivos da reunião foi discutir o andamento das ações do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar), assinado entre prefeitura, Petrobras e governo do estado no ano passado. Com a crise financeira mundial, que também atinge o município, os projetos estão sendo rediscutidos, no entanto, nenhuma ação do Prodesmar foi cortada e somente a duplicação de trechos da RJ-106 foi adiada.

- Estamos mantendo projetos importantes para a população e realinhando as parcerias em função da crise. Por isso hoje discutimos com a Petrobras, que é nossa parceria, as ações do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região, que está rendendo bons frutos como os formandos dos cursos de capacitação fora do arranjo do petróleo. Outros projetos importantes para a cidade também foram discutidos e terão andamento, como a reativação do Cine Clube, a despoluição da Lagoa de Imboassica, a necessidade de intervenção no Parque Valentina Miranda - comentou o prefeito.

Riverton destacou que os cursos de capacitação realizados dentro do Prodesmar criam alternativa de capacitação profissional. O programa prevê capacitar o total de 5.740 pessoas em áreas como: Auxiliar de escritório, assistente de contabilidade, elaboração de projetos sociais, recepcionista/ telefonista, inglês básico, construção de home page, adobe photoshop, auxiliar de consultório dentário, secretária, gerenciamento de resíduos sólidos, gestão ambiental ISO 14001. Os cursos são realizados no Centro de Tecnológico de Educação Profissional de Macaé (Cetep) da prefeitura.

- A reativação do Cine Clube é outra parceria importante com a Petrobras porque o Cine Clube faz parte da história do município – ressaltou o prefeito. Localizado na esquina das ruas Sete de Setembro e Francisco Portela, no Centro, o Cine Clube visa dar fôlego à gestão cultural do município, com sala de cinema, sala de exposição contemporânea, escola de audiovisual, estúdio de gravação, espaço para aprendizado cultural, entre outras salas. A prefeitura e a Petrobras também estudam uma solução para a duplicação de trechos da RJ-106, previstos no Prodesmar, para desafogar o trânsito.

Monitoramento por Câmeras está em andamento

Já o Projeto de Monitoramento por Câmeras e Despacho de Viaturas e o
Projeto Melhoria Operacional no Serviço de Combate a Incêndio estão em andamento. O primeiro visa contribuir para a melhoria da Segurança Pública em Macaé, através da instalação de câmeras inteligentes no perímetro urbano, e o segundo visa viabilizar melhorias no aparelhamento do 9º Grupamento de Bombeiro Militar.

A vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, comentou com o gerente geral da Petrobras que todos os projetos educacionais realizados em parceria com a estatal são importantes para a classe estudantil. “Em Macaé, unificamos os ensinos Fundamental, Médio e Superior. Queremos manter todos os projetos educacionais em parceria porque sabemos do resultado na vida da criança e do adolescente”, comentou a vice-prefeita. O gerente geral citou projetos de educação em andamento como o Programa de Criança e o Programa de Leitura.

De acordo com o presidente da Câmara Permanente de Gestão, Romulo Campos, a discussão dos projetos em conjunto, entre Petrobras e prefeitura, estimula a tomada de decisões importante para a sociedade com foco no alinhamento de ações. “A primeira reunião de trabalho do ano entre o prefeito e o gerente geral da Petrobras foi importante para definir projetos e o andamento de programas sob a ótica da crise mundial, mas sempre com o objetivo de ações concretas para melhorar a qualidade de vida da população”, ressaltou.

O gerente de Comunicação da Petrobras na Bacia de Campos, Lincoln Weinhardt, os secretários de Obras, Tadeu Campos; Meio Ambiente, Maxwell Vaz; Mobilidade Urbana, Jorge Tavares Siqueira; Desenvolvimento Econômico, Aristóteles Cliton; o coordenador do Prodesmar pela prefeitura, Juvêncio Papes; o subsecretário de Pesca, José Carlos Bento; a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria; o Gerente do Projeto de Transporte Público da Câmara Permanente de Gestão, Jorge de Brito, também participaram da reunião.

Audio

Entrevistado: Prefeito Riverton Mussi
Reporter: Carlos Alberto Ticalo