Prefeito convida e presidente de comissão ambiental da Alerj visita Macaé

13/01/2010 16:37:05 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

O prefeito Riverton entre o deputado estadual e presidente da comissão ambiental da Alerj, André Lazaroni (à esquerda) e o secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, em monitoramento do pH da lagoa

O deputado estadual e presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), André Lazaroni, visitou a Lagoa de Imboassica nesta quarta-feira (13), a convite do prefeito Riverton Mussi. O objetivo foi discutir a situação ambiental da lagoa e o ecossistema do entorno, que provocou um acentuado aumento do mosquito da espécie chironomidae nos últimos dias.

Riverton e o secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, acompanharam o deputado e os técnicos da Comissão de Defesa do Meio Ambiente na medicação do PH – acidez - da água da lagoa e na inspeção no canal extravasor. O vereador George Jardim também participou da operação, além do secretário de Governo, André Braga.

- A prefeitura está fazendo o seu dever de casa, investindo em saneamento e na macrodrenagem da cidade. O que a lagoa precisa e a prefeitura também já demonstrou total interesse de realizar em parceria, é a dragagem e a obra do canal extravasor. Vamos pedir ao governo do estado o apoio nestas realizações – afirmou o presidente da comissão ambiental da Alerj.

O prefeito Riverton Mussi anunciou durante a inspeção na lagoa a realização da obra de saneamento do Novo Cavaleiros, avaliada em cerca de R$ 10 milhões. O bairro já está sendo beneficiado com as obras de macrodrenagem e o saneamento vai complementar a infraestrutura do bairro.

- Neste ano, uma das prioridades da prefeitura é a despoluição da Lagoa de Imboassica. Por isso, dia 23 de fevereiro vamos assinar com a empresa vencedora da licitação o início das obras da Estação de Tratamento de Esgoto Central, citou, ressaltando que a ETE Central ficará localizada na Linha Verde.

De acordo com o prefeito, outra preocupação é ampliar a rede de esgoto domiciliar que liga às ETEs. “Vamos fazer a rede do São Marcos e do entorno e enviar para a ETE Mutum, que vai começar a operar. Já as redes do Vivendas da Lagoa e do Mirante da Lagoa estão prontas e também serão direcionadas para a ETE Mutum”, detalhou.

Além da ETE Central e da ETE Mutum, o prefeito informou que outras duas estações serão construídas: uma para atender a Nova Holanda e Nova Esperança e outra para atender o Aeroporto e entorno. O prefeito pediu aos técnicos ambientais um estudo para verificar a possibilidade da construção de outra ETE no entorno da Lagoa, em Imboassica. O estudo será feito. “A Lagoa de Imboassica é uma referência ambiental em Macaé e a prefeitura vai intensificar as ações de saneamento e tratamento de esgoto”, pontuou.

O secretário do Meio Ambiente, Maxwell Vaz, destacou que a visita da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Alerj foi importante para o presidente do grupo conhecer a realidade da Lagoa de Imboassica e ajudar nas reivindicações do município junto ao governo do estado e ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

- A dragagem da Lagoa e a obra no canal extravasor são fundamentais para a fauna e flora local, além das obras de saneamento que a prefeitura já está realizando. Hoje, na inspeção do canal extravasor, verificamos que a água está na cota certa e continuamos o monitoramento permanente – afirmou o secretário.

O vereador George Jardim, que estava como secretário de Serviços Públicos até o início do ano, externou a importância da preocupação ambiental para a manutenção da biodiversidade da Lagoa de Imboassica. “Apoiamos todas as medidas direcionadas para a preservação da vida na lagoa porque acreditamos que o desenvolvimento sustentável é a base para as gerações futuras”, comentou George Jardim.

Para o secretário de Governo, André Braga, o somatório de esforços entre prefeitura e governo do estado vai ajudar na despoluição da lagoa. “Estamos em contato com o governo estadual, que é nosso parceiro, na busca pela recuperação e conservação ambiental deste que é um verdadeiro cartão postal da cidade”, disse.