Prefeito de Macaé apóia lançamento do Lidera Rio

13/09/2005 15:27:44 - Jornalista: Cesar Dussac

O prefeito em exercício de Macaé, Carlos Augusto de Paula, participou nesta segunda-feira (12) do lançamento do Programa de Desenvolvimento de Líderes Públicos (Lidera Rio), realizado no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – Alerj. Foram citados os nomes dos parlamentares, que vão coordenar as diversas regiões do estado. O deputado Glauco Lopes ficou com a região Norte-Noroeste, que inclui Macaé.

“É muito importante que Macaé participe deste movimento, que vai fortalecer todo o nosso estado”, comentou o prefeito em exercício. Durante a solenidade, também foi lançada a quarta edição do prêmio “Prefeito Empreendedor”, do qual participam somente as prefeituras do estado do Rio de Janeiro. O movimento conta com o apoio consultivo do Sebrae/Rio.

Segundo o Sebrae-RJ, o foco do Lidera Rio é a criação e o aprimoramento de políticas públicas para o desenvolvimento das micros e pequenas empresas, responsáveis por 60% dos empregos formais do estado. Conforme o diretor-superintendente da entidade, Sérgio Malta, as micros e pequenas empresas representam papel de grande importância na possível redução de desigualdades sociais, com a geração de emprego e renda.

- O Lidera Rio tem por objetivo desenvolver ações para a capacitação de líderes públicos do Rio de Janeiro nas áreas de planejamento e captação de recursos, e criar nos municípios um ambiente favorável para as micro e pequenas empresas, e lutar pela criação e aprovação e legislação apropriada, afirmou Sérgio Malta

Segundo o presidente da Frente de Apoio às Micros e Pequenas Empresas, deputado Edmilson Valentim, prefeitos e vice-prefeitos, e até ex-prefeitos fluminenses, em sua totalidade, apóiam o Lidera Rio, embora dos 92 municípios, só 65 representantes tenham comparecido ao evento. É o caso do ex-prefeito de Barra do Piraí, Luiz Fernando Pezão, presidente da Associação de Prefeitos e dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro - Apremerj, escolhido o prefeito empreendedor de 2004.

- O Movimento é importante, porque o SEBRAE assume com parlamentares e prefeitos o compromisso de capacitar gestores para as administrações municipais. Os municípios, na maioria, são carentes de orçamentos e investimentos, e as prefeituras devem contar mais é com a participação das micro e pequenas empresas na geração de emprego e renda, concluiu Pezão.