Prefeito de Macaé estreita contato com presidente da Petrobras

04/12/2008 15:18:48 - Jornalista: Janira Braga

BRASÍLIA – O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, destacou em encontro com o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, nesta semana, em Brasília, a importância da parceria entre o governo municipal e a estatal para a realização de projetos com foco no desenvolvimento socioeconômico da população.

Riverton lembrou que o Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar) foi firmado no início de julho, fruto da articulação entre a prefeitura, o legislativo municipal – por meio da vice-prefeita eleita Marilena Garcia – o legislativo federal, o governo do Estado do Rio, e a Petrobras. O foco é a qualificação profissional, a segurança pública e o desenvolvimento social.

- A Petrobras tem em Macaé uma base de operações muito grande e em geral nossas relações com as bases de operações são de extrema cooperação e de extrema parceria. Particularmente com Macaé temos uma tradição de relacionamento com o município e esperamos que esse relacionamento seja aprofundado e melhorado porque é muito importante para nossas atividades que essas relações com as autoridades municipais renda frutos – afirmou o presidente da Petrobras.

Riverton ressaltou que a Petrobras tem sido uma grande parceira do município em projetos estruturantes de curto, médio e longo prazo. “A Petrobras tem participado do dia-a-dia da população macaense; conversamos durante um ano para a implantação do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região e definimos nas reuniões os detalhes importantes para cada ação, como a duplicação da Rodovia Amaral Peixoto e os cursos de capacitação”, citou.

Além da duplicação da RJ-106, estão no programa Cursos Profissionalizantes não Exclusivos à Cadeia do Petróleo, Projeto Monitoramento por Câmeras e Despacho de Viaturas (novo 190) e o Planejamento Estratégico da Região Norte-Noroeste.

José Sérgio Gabrielli disse ainda que acha fundamental a parceria com os locais onde a estatal está inserida. “Achamos que é fundamental que haja parceria, queremos ser bons parceiros e bons cidadãos nas cidades onde atuamos”, disse o presidente. Já quando foi questionado sobre investimentos na Bacia de Campos, Gabrielli disse que todos estão em avaliação, inclusive no pré-sal. “Todos os nossos projetos estão em avaliação”, limitou-se a dizer.

Duplicação da RJ-106 visa desafogar trânsito e dar mais segurança

O convênio para a duplicação da rodovia RJ-106, no trecho Rio das Ostras-Macaé, dentro do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar), foi assinado entre Petrobras, prefeituras de Macaé e de Rio das Ostras e Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ). O objetivo é duplicar o trecho entre Macaé e Rio das Ostras da RJ-106, para contribuir para a segurança da população no percurso, dando fôlego também o desenvolvimento socioeconômico da Bacia de Campos. A contrapartida da Petrobras é fornecimento do asfalto.

O prefeito também assinou em junho com o presidente do DER-RJ, Henrique Ribeiro, o convênio para a duplicação da RJ-106 da divisa de Rio das Ostras até o Terminal Lagoa. Na RJ-106, a prefeitura injeta R$ 23 milhões na duplicação e o estado R$ 4 milhões. "A duplicação envolve obras na orla da lagoa, construção de ciclovia e urbanização. A obra vai favorecer o tráfego de veículos pesados e a expansão de negócios na Bacia de Campos", informou Riverton.

Já com a Petrobras, o Projeto Cursos Profissionalizantes não Exclusivos à Cadeia do Petróleo dispõe de cerca de 5,7 mil vagas para cursos de capacitação profissional em atividades não ligadas à cadeia do petróleo, para moradores de área de alto risco social. O Centro de Educação Tecnológica Profissionalizante (CETEP), autarquia da Secretaria Executiva de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seictec), é o responsável pela coordenação do curso.

Além disso, o Projeto de Monitoramento por Câmeras e Despacho de Viaturas (novo 190) vai contribuir para a melhoria da Segurança Pública em Macaé, através da instalação de câmeras inteligentes no perímetro urbano, com visualização no 32º Batalhão de Polícia Militar e a implantação do sistema de atendimento “Novo 190”, com monitoramento e despacho de viaturas georeferenciadas.

Também dentro do Prodesmar está o Planejamento Estratégico Regional Norte-Noroeste Fluminense, que irá viabilizar a elaboração de uma carteira de projetos estruturantes da região e a inclusão no sistema de gestão estratégica do Estado.

Outro projeto assinado pela Petrobras que beneficia Macaé é o Projeto Melhoria Operacional no Serviço de Combate a Incêndio, que viabiliza melhorias no aparelhamento do 9º Grupamento de Bombeiro Militar, que atende Macaé e cidades vizinhas.