Prefeito determina fechamento da ETE do Parque Aeroporto

09/03/2009 16:58:47 - Jornalista: Cesar Dussac

Foto: Robson Maia

Durante o fechamento, ETE do Parque Aeroporto será reaparelhada para atender a demanda de caminhões limpa-fossa

O prefeito Riverton Mussi determinou o fechamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Parque Aeroporto. A unidade estará fechada a partir desta segunda-feira (9) a todos os caminhões que lançam dejetos e rejeitos na estação. A decisão foi tomada em consenso com secretários de governo, que o acompanharam na inspeção realizada no local. Segundo o prefeito, o fechamento da estação se dá devido à saturação, e vai durar por pelo menos 20 dias.

- São despejados, diariamente, de 40 a 50 caminhões limpa-fossas e de empresas com material orgânico e inorgânico, o que está muito além da capacidade da estação. Também constatamos o desaparecimento de equipamentos essenciais à operacionalização da estação, o que se caracteriza como furto, e atos de vandalismo contra o patrimônio público, disse o prefeito.

Após a inspeção da ETE do Parque Aeroporto, prefeito e secretários inspecionaram a estação de tratamento do Nupem, que atenderá ao Centro de Convenções, e a estação de tratamento Engenho da Praia. O secretário de Obras, Tadeu Campos, disse que o objetivo é utilizar as estações, após estudo da capacidade de cada uma, para absorção de caminhões limpa-fossa da estação Parque Aeroporto. Tadeu também ressaltou a execução de obras emergenciais de recuperação do equipamento furtado.

O secretário de Serviços Públicos, George Jardim, falou dos novos procedimentos para utilização da estação Parque Aeroporto.

- Na ETE, vai funcionar apenas a elevatória. Enquanto se aguarda a remoção, somente os caminhões fretados poderão utilizar a estação, com preenchimento de laudo do material que está sendo descarregado, que passará por análise, além do pagamento de taxa sobre esse material. Quanto aos caminhões de empresas, deverão se dirigir aos destinos Quissamã e Rio das Ostras, municípios que cobram taxas pelo serviço, informou.

Atual assessor de Secretaria de Serviços Públicos, o técnico Flávio dos Santos, ex-supervisor da estação, disse que no período de fechamento, estará funcionando um decantador, além de serem recolocados os motores elétricos das bombas de iodo e de polímero, que foram furtados, para a estação voltar a funcionar.

Também participaram das visitas às ETEs o coordenador da Câmara Permanente de Gestão, Romulo Campos, os secretários de Meio Ambiente e Urbanismo, Maxwell Vaz, de Assistência Social, Júlio César de Barros, e o vereador Chico Machado.