Prefeito e governador garantem duas UPAs e uma Clínica da Família

08/10/2009 14:50:58 - Jornalista: Janira Braga e Genimarta Oliveira

Foto: Robson Maia

As novas unidades de saúde vão abranger cem mil moradores que moram no entorno

O bom relacionamento entre o prefeito Riverton Mussi e o governador Sérgio Cabral garantiu para Macaé ser a primeira cidade do país a ter uma Clínica da Família acoplada à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA). O projeto será desenvolvido no Lagomar. Além disso, foi confirmada a UPA na Barra. As unidades foram definidas em reunião entre o Secretário Estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, nesta quinta-feira (8), no município, com o prefeito.

Além do prefeito, da presidente da CAPO e do secretário Estadual de Saúde, o secretário de Saúde de Macaé, Eduardo Cardoso, o vereador Carlos Emir e o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Christino Áureo, participaram da visita ao Terminal da Barra, à área no Lagomar onde serão construídos os dois projetos e à sede do CAPO, no Centro. No Terminal da Barra, o prefeito salientou que será construída uma estrada nas proximidades fazendo ligação direta com o Hospital Público Municipal (HPM).

- A implantação da UPA na Barra e no Lagomar, junto com a Clínica da Família, vai abranger cerca de cem mil moradores do entorno, o que representa cerca da metade da população de Macaé e reflete a importância do projeto - afirmou o prefeito, lembrando que solicitou ao governador Sérgio Cabral a antecipação da UPA para ampliar o atendimento na rede de saúde municipal.

- Tanto a Unidade de Pronto-Atendimento, quanto a Clínica da Família, vão desafogar o atendimento em outros espaços físicos de saúde. As unidades são 24 horas – destacou. Riverton mostrou ao secretário estadual a estrutura do Terminal da Barra, que está desativado e Côrtes aprovou a localização. “Macaé está implantando o que existe de mais moderno na área de saúde e isso só é possível quando existe uma união com os governos estadual e federal”, afirmou o secretário de Estado.

De acordo com Sérgio Côrtes, a expectativa é assinar o contrato com o município em três semanas. “Macaé será a primeira cidade a ter uma Clínica de Família acoplada à UPA graças ao comprometimento do prefeito”, observou o secretário. A UPA na Barra terá somente de área coberta, 1,3 mil metros quadrados.

O prefeito ressaltou que o objetivo é inaugurar tanto a UPA da Barra quanto a UPA/Clínica da Família Lagomar juntas, além da Unidade de Emergências Pediátricas, em janeiro de 2010. “A parceria com o governo do estado está trazendo obras e investimentos estruturantes para a população, como a Delegacia Legal, já inaugurada, o recapeamento asfáltico das RJs-162 e 168, o processo de duplicação da Ponte Ivan Mundin”, exemplificou.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Christino Áureo, informou que a área do Terminal da Barra pertence à Ceasa-RJ, vinculada à secretaria estadual. “Com isso, vai ficar mais fácil liberar a área, vamos imprimir velocidade ao projeto que beneficia os moradores de Macaé”, disse.

Oncologia: Vigilância Sanitária estadual visita Macaé dia 26

Após conhecer o trabalho de suporte terapêutico, incluindo serviço social, psicoterapia, fisioterapia, oficinas terapêuticas e atendimento às famílias oferecido pelo CAPO, o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, definiu que uma equipe técnica da Vigilância Sanitária estadual vai visitar Macaé para conhecer a rede de saúde da cidade, como a Casa de Caridade São João Batista, e estudar a implantação da alta complexidade pública no tratamento do câncer, com a quimioterapia e a radioterapia.

- Desde que a ONG foi inaugurada, em fevereiro de 2006, até agosto, prestamos cerca de 16 mil atendimentos. Temos 336 pacientes oncológicos cadastrados e estamos sempre à disposição para prestar o atendimento às famílias do paciente – detalhou Márcia Moraes, lembrado que Macaé não possui atendimento público de quimioterapia e que esse pleito do município, cuja solicitação foi reforçada nesta quinta pelo prefeito Riverton Mussi, vai facilitar a vida de pacientes oncológicos.

Márcia mostrou ao secretário estadual de Saúde os projetos desenvolvidos no CAPO e ressaltou que todos os fisioterapeutas que trabalham na ONG têm especialidade em oncologia. “A oficina de artesanato é outro projeto que os pacientes gostam muito porque trabalha a auto-estima. Já a tarde da integração é um evento que une muito os participantes do projeto e agora estamos organizando um passeio cultural”, comentou.

Credenciamento da alta complexidade de
cirurgia cardíaca também é discutido

Outro ponto positivo da visita do secretário estadual foi o anúncio do credenciamento da alta complexidade da cirurgia cardíaca, com serviço de hemodinâmica. “O governo municipal vem ampliando suas ações e serviços na rede pública de saúde. O prefeito não vem medindo esforços para oferecer à população uma estrutura totalmente preparada, com equipamentos de ponta e equipe profissional experiente”, disse o secretário de Saúde, Eduardo Cardoso. A alta complexidade também é um pleito do vereador Carlos Emir Júnior.

Eduardo Cardoso afirmou ainda que a visita de um representante do governo do estado foi excelente para reiterar o pedido para o credenciamento destes serviços de alta complexidade junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). “O município tem todos os atributos para se tornar referência na área de cirurgia cardíaca e atendimento oncológico”, pontuou.

De acordo com Eduardo, com o credenciamento, os pacientes oncológicos da cidade irão dispor de cirurgia oncológica, quimioterapia e radioterapia. Atualmente os pacientes oncológicos da cidade são encaminhados para Campos, que é referência na região.

- O credenciamento destes serviços no município é um grande anseio do prefeito e da primeira-dama, pois além de enfrentarmos dificuldades de encaminharmos nossos pacientes, queremos que eles sejam tratados na cidade - disse o secretário de saúde.

Quanto à implantação das UPAs, que serão instaladas nos bairros Barra de Macaé e Lagomar, o secretário ressaltou que será um grande ganho para o município na média complexidade e na atenção básica.

- Estas unidades vão dividir com o Hospital Público Municipal (HPM), que hoje é referência na região, o atendimento de emergência, o que acarretará uma melhoria significativa na qualidade do atendimento dos pacientes vitimas de trauma -, avaliou o secretário, acrescentando que os custos para manutenção da instituição são altos.

Ele falou ainda que numa primeira previsão orçamentária para 2010, esta sendo calculado um orçamento para o HPM em torno de R$ 100 milhões, sendo este valor totalmente com recursos do município. “Precisamos diminuir a demanda do HPM e as UPAs serão o suporte que precisávamos para a ampliação dos serviços de saúde”, disse.

Audio

Entrevistado: Prefeito Riverton Mussi
Reporter: Francisco Damasceno