Prefeito e superintendente do aeroporto conversam sobre ampliação do aeroporto de Macaé

25/06/2008 17:24:05 - Jornalista: Equipe Secom

O prefeito Riverton Mussi e o superintendente do aeroporto de Macaé, Hélio Batista Filho, conversaram nesta quarta-feira (25), sobre a necessidade da ampliação do aeroporto, para agregar valor logístico no cenário internacional de negócios que Macaé está inserida. Riverton foi oficialmente apresentado ao novo superintendente nesta quarta.

O prefeito lembrou que a ampliação do aeroporto de Macaé está em negociação com a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) e o objetivo da prefeitura é que a pista seja ampliada para comportar vôos de grande porte, para movimentação logística de cargas de importação e exportação. A prefeitura cedeu uma área nos arredores do aeroporto para a ampliação da estrutura.

- O aeroporto tem um impacto forte na nossa economia e é fundamental a ampliação para que Macaé seja também um grande centro de carga do Norte Fluminense – afirmou o prefeito Riverton Mussi, que disponibilizou o governo municipal para ajudar a Infraero no que for possível, dentro da legislação, a agilizar o processo.

Hoje, o aeroporto opera apenas com helicópteros e aviões de pequeno porte – por dia são registrados 160 pousos e decolagens, a maior parte relacionada com a movimentação offshore de petróleo e gás. Até o momento, a Infraero autorizou a construção de uma pista de 1,8 mil metros, além da estação de passageiros, da área de estacionamento de aviões e de um armazém alfandegário para receber cargas internacionais. O objetivo é que com a obra, Macaé tenha um impulso de atração de novas empresas e novos negócios.

O superintendente do aeroporto, Hélio Batista Filho, informou que o aeroporto passará por uma reforma – para isso está sendo feito um levantamento técnico. Serão construídos os locais para embarque e desembarque, instalada a climatização, urbanizado o estacionamento, entre outras melhorias.

- Já sobre a ampliação do aeroporto, queremos voltar à discussão de maneira a analisar as necessidades locais, para que seja construído o que é de fato necessário – analisou Hélio Batista.

A idéia da prefeitura é que a ampliação do aeroporto seja uma estratégia para que a região tenha um acréscimo operacional não só nos vôos offshore, mas em vôos de empresas regionais e de passageiros. O ex-presidente da Guarda Municipal, Antonio Franco, os secretários de Comunicação, Romulo Campos; de Marketing e Relações Públicas, Décio Braga, o e o comandante do 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Renato Caldas, também participaram do encontro.