Prefeito entrega 32 apartamentos para mulheres chefes de família

09/03/2009 16:23:46 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Sonho da casa própria foi realizado para 32 mulheres no Dia Internacional da Mulher

Lucianita do Carmo Campos, de 59 anos, é avó de Yasmin, de seis meses. A bebê perdeu a mãe quando tinha um mês e o pai há 40 dias. Agora, Lucianita é quem cuida de Yasmin. A vida de Lucianita também inclui união por 31 anos com um homem agressivo e com problemas com bebida alcoólica. A avó de Yasmim sempre trabalhou fora e neste domingo (8) realizou o sonho material de sua vida: a casa própria, entregue pelo prefeito Riverton Mussi (PMDB) durante cerimônia no Bosque Azul, consolidado como um espaço de moradia digna para o cidadão.

A vice-prefeita Marilena Garcia (PT) concedeu uma missão especial para as demais 31 mulheres beneficiadas com o programa Morada das Rosas: enquanto Lucianita é a avó de Yasmim, as 31 mulheres serão as “mães” da menina. O Condomínio Moradas das Rosas é o primeiro conjunto de apartamentos para mulheres chefes de família do país e fruto do projeto de lei "Casa para Mulheres Chefes de Família", aprovado pela Câmara no ano passado e de autoria da então vereadora e atual vice-prefeita.

O condomínio possui prédios com dois pavimentos, cada um com quatro unidades habitacionais. Cada apartamento possui sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço. O condomínio fica no bairro Ajuda de Baixo, perto dos 256 apartamentos do Programa de Arrendamento Residencial (PAR); e do Condomínio Cidadão, que beneficia 307 famílias com casas populares.

- A Política Municipal de Habitação de Interesse Social segue em ritmo intenso em diversos projetos: vamos iniciar o Condomínio dos Idosos com 56 casas; entregar 496 apartamentos do Programa de Arrendamento Residencial no Novo Cavaleiros, em abril; começar 1,5 mil casas para o servidor municipal; 96 para moradores da área de risco na Fronteira, entre outros projetos – citou o prefeito, acrescentando que 750 unidades habitacionais serão construídas em parceria com o Sindicato dos Comerciários.



Região Serrana também terá casas populares

Riverton, que entregou os apartamentos para as mulheres chefes de família no Dia Internacional da Mulher, estava acompanhado da primeira-dama, Márcia Moraes. “Sabemos da importância da casa própria para o cidadão, por isso também já entregamos as 307 casas populares do Condomínio Cidadão, 14 no Lagomar e 47 para famílias que viviam em área de risco na Ilha Colônia Leocádia”, disse, lembrando que a Região Serrana também será beneficiada com casas populares.

Para o bairro Ajuda, onde foram construídos os apartamentos, o prefeito anunciou o programa Bairro Feliz para inicialmente 300 casas, a construção da praça do bairro e o Programa de Saúde da Família (PSF) em definitivo. “Na questão da habitação popular, nosso objetivo é chegar a três mil casas”, ressaltou.

A vice-prefeita Marilena Garcia lembrou que a ideia para o projeto de lei das mulheres chefes de família surgiu após encontro com Judith Cabeleireira – a dona Itália Venturini, que foi cabeleireira em Macaé por cerca de 40 anos e passou a morar na Fronteira, em um local de risco devido a ressaca do mar. “Em seguida, o jornal O Globo noticiou o aumento do número de mulheres chefes de família no país. Foi quando pensei no papel do Legislativo, elaborei o projeto e fui conversar com o prefeito Riverton”, frisou. Dona Judith também foi uma das beneficiadas.

A primeira-dama Márcia Moraes destacou que como primeiro projeto do Brasil exclusivo para mulheres chefes de família, a prefeitura de Macaé dá um exemplo para o país. “Quem tem um lar tem um porto seguro”, definiu. Os vereadores Zezinho Crespo e Chico Machado discursam em nome da Câmara. “Hoje (domingo), Dia Internacional da Mulher, esse projeto da Marilena foi possível graças à sensibilidade do prefeito Riverton”, disse Chico Machado.

O secretário de Habitação, José Cabral da Silveira, que acompanhou a construção dos apartamentos desde o início do projeto, frisou que as famílias de menor renda estão sendo diretamente beneficiadas com os programas de habitação de Macaé. “Estamos democratizando o acesso à habitação em projetos diversos, muitos em parceria com a Caixa Econômica Federal”, observou.