Prefeito entrega títulos de reintegração simbólica a vereadores cassados em 1964

11/04/2014 14:53:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Flávio Sardou

O prefeito, dr. Aluízio, e a Comissão da Verdade em sessão solene

O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, entregou, na noite desta quinta-feira (10), aos representantes dos seis vereadores e suplentes, cassados na ditadura de 1964, os títulos de reintegração simbólica. A sessão solene, promovida pela Comissão da Verdade, foi marcada por clima de muita emoção e aconteceu na Câmara Municipal (Palácio Cláudio Moacyr de Azevedo).

- É um momento de luto. É fundamental que a população conheça os fatos para não corrermos o risco de repetir essa história. Esta noite é muito importante para Macaé e vai ficar marcada. Em nome do poder público, peço desculpas aos representantes desses vereadores -, disse o prefeito.

Na sessão solene, o prefeito Dr. Aluízio e o presidente da Comissão Estadual da Verdade, Wadih Damous, entregaram os títulos aos representantes dos vereadores Adalberto Ramires da Costa, Alcebíades Vieira e Walter Quaresma e dos suplentes de vereador Abílio de Miranda, Ricardo Moacir Leite e Santos e Waldir Curvelo.

O encontro contou com a apresentação do historiador e pesquisador da Comissão da Verdade, Meynardo Carvalho. Ele realizou uma análise histórica do golpe de 1964 e contextualizou os fatos com a política, na época, de Macaé. “Buscamos resgatar essa história e esclarecê-la, por meio de informações. Em 2014, lembramos os 50 anos dessa injustiça com a devolução da dignidade a esses familiares”, ressaltou o pesquisador.

Para André Curvelo, representante do vereador Waldir Curvelo, o momento é de reintegrar um direito do seu pai. “Sou filho de Waldir Curvelo e tenho muito orgulho disso. Somos resultado de uma perseguição política. Hoje, estão devolvendo a sua dignidade”, enfatizou.

O presidente de honra da Associação dos Ferroviários, Lauro Martins, foi empossado como presidente da Comissão da Verdade, uma parceria dos poderes Executivo, Legislativo, da 15ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Macaé e da Associação dos Ferroviários de Macaé. Ela tem o propósito de apurar os casos de violação aos direitos humanos durante o período da Ditadura Militar na cidade. O prazo para apresentação de relatório com a conclusão é de dois anos. A lei para sua criação foi sancionada pelo prefeito Dr. Aluízio em julho de 2013.

Também participaram da cerimônia, as secretárias de Desenvolvimento Social, Andréa Meirelles, e de Habitação, Alessandra Aguiar, além dos vereadores Luciano Diniz, Marcel Silvano e Jocimar Gomes de Oliveira, o Boca.

O vereador Luciano Diniz é o autor da Lei que instituiu a Comissão da Verdade no município e organizador e presidente da sessão solene de reintegração simbólica a vereadores cassados em 1964 .



Fotos Relacionadas