Prefeito: Estádio terá tecnologia a favor do esporte

22/02/2010 17:11:27 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Sob a temperatura de 35 graus centígrados, prefeito Riverton Mussi visita os detalhes da obra do estádio

O Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, na Barra de Macaé, será o único do Estado do Rio a ter o alambrado em policarbonato, um material de alta transparência e resistente a impactos. A informação foi passada no início da tarde desta segunda-feira (22), sob um calor de 35 graus centígrados, pelo prefeito Riverton Mussi (PMDB), durante visita às obras do estádio, onde pediu agilidade nos trabalhos e destacou que a busca por novas tecnologias agrega valor ao estádio, que será um dos maiores do estado.

- Além da transparência, que confere aos torcedores maior visibilidade do jogo, e da base de aço que dá ao alambrado uma grande resistência, o policarbonato tem uma manutenção simples e será instalado ao redor de todo o campo – informou o prefeito, que vistoriou cada detalhe da obra, como as arquibancadas, a irrigação do campo, os túneis de acesso dos jogadores e árbitros, o acabamento nos vestiários, os estaqueamentos da arquibancada três e toda a estrutura do local.

No Sudeste, somente na cidade paulista de Santos, o policarbonato foi usado em estádio e está sendo implantado agora na também paulista Barueri. O material é considerado, nos maiores fóruns esportivos, como o melhor para alambrados em estádios de alta tecnologia e será instalado em Macaé com espessura de apenas dez milímetros, em alambrados de dois metros de largura por três metros de altura.

O prefeito vistoriou o estádio acompanhado dos secretários de Governo, André Braga; Serviços Públicos, George Jardim; Obras, Tadeu Campos; os presidentes da Câmara Permanente de Gestão, Romulo Campos; da Empresa Municipal de Obras Públicas e Iluminação (Emopi), Antônio Sardinha, o vice Carlos Eduardo Jardim e o subchefe de Gabinete, Jocimar Gomes.

Riverton lembrou que duas arquibancadas do estádio estão prontas e começa o estaqueamento da terceira arquibancada. A preparação das cabines de imprensa também está em andamento, além da entrada principal e da rampa de acesso aos banheiros.

De acordo com o secretário de Obras, Tadeu Campos, as lojas estão na fase de preparação para a concretagem da laje do piso e cobertura. As lojas ficarão voltadas para a Rodovia Amaral Peixoto e fazem parte do projeto do estádio. “Os vestiários dos times também estão na fase de alvenaria”, disse.

Duzentos e cinquenta trabalhadores atuam nas obras

Duzentos e cinquenta trabalhadores atuam nas obras de construção do Estádio Cláudio Moacyr, que, depois de pronto, vai ocupar uma área de 30 mil metros quadrados e será um dos mais modernos do Estado do Rio de Janeiro, com capacidade para 15 mil pessoas. Após a construção da terceira arquibancada, prevista para a segunda quinzena de março, será feita a cobertura metálica.

A iluminação, assim, como todos os detalhes da obra, segue normas da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e de todos os órgãos relacionados. Entre as máquinas em atuação nas obras estão duas escavadeiras hidráulicas, três bate-estacas, duas pás mecânicas, uma retroescavadeira, uma pá-mecânica e oito caminhões basculantes, além de três guindastes.