Prefeito inaugura Farmácia Popular do Brasil no dia 26

22/05/2009 17:57:24 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

Programa contempla uma lista de 94 medicamentos classificados como essenciais

Com uma política de saúde pautada na melhoria da qualidade de vida da população, através da implementação de novos serviços, a Prefeitura de Macaé por meio da secretaria de Saúde, e parceria com o governo Federal inaugura na próxima terça-feira (26), às 11h a Farmácia Popular do Brasil. A inauguração será feita pelo prefeito Riverton Mussi (PMDB).

- O presidente Lula é parceiro de Macaé. A sólida união entre os governos municipal e federal desenvolve projetos em conjunto como o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, o Pronasci, o Programa de Aceleração do Crescimento, PAC, a parceria com a Caixa Econômica Federal para a construção de unidades habitacionais para públicos distintos. A inauguração da Farmácia Popular é mais um exemplo da parceria entre as duas esferas de governo – afirmou o prefeito.

Localizada na Rua Maciel Alves Moreira, no bairro Cajueiros, a nova farmácia - que faz parte do Programa Farmácia Popular do Brasil - tem como principal objetivo a ampliação ao acesso da população a medicamentos básicos e essenciais, diminuindo, assim, o impacto do preço dos remédios no orçamento familiar.

O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso lembra que colocou como uma de suas prioridades a manutenção de um estoque permanente de remédios, para atender a necessidade do cidadão macaense. “A inauguração da farmácia vai proporcionar um atendimento de qualidade aos usuários e consequentemente a melhoria das condições de saúde da população-alvo”, disse. A coordenadora da Divisão da Assistência Farmacêutica, Jeniffer Pereira da Cruz, explica que o programa atenderá aos usuários dos serviços públicos de saúde, mas busca também viabilizar o tratamento de pessoas que utilizam os serviços privados de saúde e que têm dificuldades em adquirir os medicamentos de que necessitam em estabelecimentos farmacêuticos comerciais.

- Algumas vezes essas dificuldades levam ao não cumprimento regular do tratamento, o que pode comprometer os resultados esperados. A consequência natural é o agravamento do quadro e o aparecimento de complicações - falou.

O programa contempla uma lista de 94 medicamentos classificados como essenciais, além do preservativo masculino. São remédios da atenção básica que atendem cerca de 80% das doenças que atingem a população. Hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções e verminoses são exemplos de doenças para as quais são encontrados medicamentos nas Farmácias Populares.

Também estão disponíveis produtos com indicações para os quadros de cólicas, enxaqueca, queimaduras e inflamações, além de anticoncepcionais. Jeniffer lembra ainda que os medicamentos são vendidos com preços populares. Ela cita alguns exemplos como a Sinvastatina 20mg, medicamento para colesterol, que pode ser encontrado na Farmácia Popular do Brasil por R$ 2,53 a cartela com 10 comprimidos, enquanto o valor de mercado é de aproximadamente R$ 21 por cartela.