Prefeito inaugura reforma do Horto Municipal

21/07/2007 16:40:25 - Jornalista: Simone Noronha

O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, e a presidente da Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca (Agrape), Mariana Machado, inauguraram na tarde deste sábado a obra de reforma e ampliação do Horto Municipal Rui Pinto da Silva. Com a reforma, o horto ter a capacidade de produzir 50 mil mudas de plantas mensais. A inauguração faz parte da programação de aniversário do município, que completa no próximo domingo (29) 194 anos de emancipação político-administrativo.

O prefeito lembrou que a ampliação do horto também é sinônimo de economia para o município, já que a partir de agora, com a produção maior, as mudas poderão ser usadas nas praças e nas áreas de jardins do município, além de produzir espécies nativas de mata atlântica para áreas de reflorestamento e plantas medicinais.

Durante a inauguração da revitalização do Horto Municipal, o prefeito anunciou o início das obras de revitalização do Mercado de Peixes. Outra obra que começa nos próximos dias é a da construção da sede do Centro de Controle de Zoonozes, com canil e local animais de grande porte. “A obra do CCZ será feita pelos funcionários da prefeitura, usando o material da fábrica de tijolos ecológicos do município”, disse o prefeito, que também está acertando parcria com o estado para a construção do Matadouro Municipal, que já tem área definida pelo município.

Riverton lembrou também as parcerias feitas que estão sendo firmadas com o governo do Estado que vão melhorar a vida dos produtores rurais: a recuperação da RJ-168 e RJ-162, que vão ligar o distrito de Glicério e o Parque Municipal Atalaia à BR-101. Outra parceria com o estado será a duplicação e recapeamento da RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto), do trecho que vai do Parque de Tubos até o trevo da Petrobras na Praia Campista.

Horto mais perto da comunidade

A unidade poderá ser usada também para abrigar cursos de nível técnico e superior, numa parceria que será articulada pela Secretaria Especial de Desenvolvimento Sustentável com entidades como a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Fundado em 1990, o Horto Municipal tem uma área de 189 mil metros quadrados, dedicadas ao plantio de mudas que são doadas a moradores, entidades não governamentais e a cerca de 700 pequenos produtores rurais. De acordo com a presidente da Agrape, Mariana Machado, entre as melhorias feitas no horto, estão portaria, novas estufas e viveiros e sala de educação ambiental.

Além disso, o horto agora conta com motores para a trituração de coco. Ao invés de serem enviados para o Aterro Municipal, os cocos recolhidos pela Secretaria de Serviços Públicos serão mandadas para o horto para serem triturados e transformados em adubo, xaxins ou até mesmo em material para artesanato.

O horto também está pronto para, a partir de agosto, receber alunos das redes municipal e particular de ensino. Crianças e adolescentes poderão visitar o Horto Municipal para programas de educação ambiental e visitas guiadas. O nome do horto é ima homenagem ao servidor municipal Rui Pinto da Silva, um botânico auto-didata que trabalhou para a fundação do horto e que sempre colaborou para a preservação da flora macaense. Rui faleceu am agosto do ano passado, aos 95 anos.

Participaram da inauguração do horto o vereador Chico Machado, a vereadora Maria Helena de Siqueira Sales, o vereador Maxwell Vaz, o vice-prefeito de Carapebus, Amaro Fernandes, além de secretários municipais.