Prefeito ministra palestra no Rio Grande do Sul

05/11/2009 18:33:01 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Prefeito vai citar que royalties do petróleo ajudam a custear obras de infraestrutura urbana

O prefeito Riverton Mussi ministra nesta sexta-feira (6) palestra na cidade do Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul (RS) sobre o impacto que o arranjo produtivo do petróleo trouxe para Macaé e as ações que a prefeitura desenvolve para minimizar o impacto negativo e maximizar o desenvolvimento econômico aliado ao desenvolvimento humano e social. A palestra do prefeito faz parte do seminário “Indústria Naval do Rio Grande: uma visão de futuro”, realizado pelo presidente Delamar Mirapalheta, da Câmara de Vereadores da cidade do Rio Grande.

O secretário de Gestão, Romulo Campos, acompanha o prefeito no seminário.

- Vamos trocar experiências sobre os arranjos produtivos locais e mostrar que em Macaé, utilizamos os royalties do petróleo para atender a demanda do presente e preparar a cidade para o futuro, em investimentos como abertura de novos pólos industriais, Ensino Superior, infraestrutura urbana e logística, ampliação da rede de saúde e da educação básica – pontuou o prefeito.

O Programa Água Limpa – o maior de macrodrenagem realizado na história de Macaé -, a construção de 200 novas salas de aula, a descentralização no atendimento à saúde, a habitação popular serão citados pelo prefeito. “A qualificação profissional será outro ponto importante que vamos abordar, além das parcerias com os governos estadual e federal, importantes para eixos estruturantes da cidade”, disse.

De acordo com o secretário de Gestão, Romulo Campos, a troca de experiências entre estados e municípios que passam por uma grande mudança na economia é importante para o conhecimento de novas práticas. “Macaé possui problemas sociais que são cotidianamente combatidos com programas sólidos dentro da área social, de habitação, infraestrutura, saúde e educação e nessa perspectiva vamos representar Macaé no Estado do Rio Grande do Sul”, analisou.

O seminário começa às 8h30min e vai abordar a indústria naval, impactos socioeconômicos do setor, legislação aduaneira, mercado de trabalho, construção naval no Brasil, impacto social e urbanístico, competitividade e infraestrutura. Deputados, vereadores, o prefeito de Rio Grande, Fábio Branco, empresários e especialistas vão participar.

Rio Grande encontra-se ao sul de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. O município possui o maior porto marítimo da Região Sul do Brasil, responsável pela importação de grande parte da produção agropecuária do estado. A cidade destaca-se também pelas numerosas indústrias que possui.