Prefeito participa da inauguração do Centro de Controle Operacional da Petrobras

21/06/2007 16:01:03 - Jornalista: Janira Braga

O prefeito Riverton Mussi participou nesta quinta-feira (21), na Unidade de Negócios da Bacia de Campos da Petrobras, da inauguração do Centro de Controle Operacional, que irá monitorar, simultaneamente, a operação de todas as plataformas. Os vereadores Luiz Fernando Pessanha e Maxwell Vaz e os secretários municipais de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado e de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, também participaram da inauguração, além do prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Baltazar.

O gerente da Unidade de Negócios da Bacia de Campos, Carlos Eugênio Resurreição, fez a apresentação do Centro de Controle Operacional Geólogo Horácio Antônio Folly Lugon e ressaltou que o projeto é uma inovação tecnológica desenvolvida pela Petrobras para garantir e aumentar a produção na Bacia de Campos.

De acordo com Carlos Eugênio, o CCO vai permitir a integração e supervisão simultânea da operação de todas as plataformas da Bacia de Campos. “O CCO é um local onde tiramos as informações de todas as unidades e com isso, sabemos da produção e podemos tomar decisões, em cima da visão geral da Bacia de Campos”, detalhou.

O prefeito Riverton Mussi ressaltou que a utilização da ciência e da tecnologia na integração de informações é fundamental para o desenvolvimento de gestões modernas. “Ficamos felizes de ver a Petrobras investindo cada vez mais em tecnologia focada na melhoria da produção da Bacia de Campos”, pontuou.

Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, a tecnologia aplicada hoje na indústria de petróleo e gás é fruto da necessidade de monitorar e controlar o desempenho dos campos de petróleo. “Por meio da tecnologia, é transmitida toda a sondagem para a melhor prática de exploração e produção”, observou.

Jordan destacou que a cada ano, é observada a importância do investimento em pesquisa e desenvolvimento para ações de ciência e tecnologia. “Não se consegue obter melhores desempenhos se não for com ciência e tecnologia e o governo municipal acredita que deve ser utilizado o conteúdo nacional”, comentou.

O gerente geral da UN-BC explicou que o Centro de Controle vai otimizar os processos de produção e escoamento de óleo e gás através de monitoramento on-line de toda a malha existente. O CCO é um ambiente de supervisão operacional, com recursos de visualização de última geração.

Além de permitir agilidade das informações para clientes da Bacia de Campos, o Centro de Controle vai permitir a tomada de decisões para otimização das manobras com navios aliviadores, gestão de escoamento de gás, visão global e monitoramento dos dutos 24 horas por dia.

Após a apresentação do gerente geral, o CCO foi inaugurado e as instalações do Centro de Controle Operacional foram conhecidas. Em seguida, Carlos Eugênio, os prefeitos de Macaé e Rio das Ostras e executivos da estatal fizeram uma videoconferência com trabalhadores da plataforma do campo de Enchova.