Prefeito pede agilidade nas obras do Novo Cavaleiros

18/05/2009 17:30:05 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Na Alameda do Bosque, manilhas já estão sendo instaladas

Em vistoria técnica nesta segunda-feira (18) nas obras de macrodrenagem do Novo Cavaleiros, o prefeito Riverton Mussi solicitou aos engenheiros responsáveis pelos trabalhos, maior agilidade na obra, que visa eliminar o problema de alagamento no bairro. O prefeito destacou que a meta é chegar à vazão de dez mil litros de água pluvial por segundo, com o término dos serviços, que devem durar cerca de seis meses.

- No Novo Cavaleiros, os trabalhadores atuam em três frentes de obras. Nosso objetivo é acabar com os pontos de alagamento no bairro, aumentando a vazão da água pluvial. Em seguida vamos levar a macrodrenagem para as regiões de Imboassica, Campo D´Oeste, Parque Valentina Miranda, a localidade conhecida como buraca da Aroeira, além da Rua Francisco Alves Machado, também na Aroeira. Todas essas intervenções fazem parte do Programa Água Limpa – informou o prefeito, reforçando que as obras de macrodrenagem e saneamento são prioridade no governo.

Riverton, acompanhado dos secretários de Obras, Tadeu Campos e de Serviços Públicos, George Jardim, vistoriou as obras na Alameda do Bosque – onde foi feita a escavação e estão sendo instaladas manilhas de 1,2 metro de diâmetro. Outra frente visitada foi a Rua Júpiter, onde a empresa vencedora da licitação faz a escavação para receber peças retangulares de quatro metros de largura por 1,8 metros de altura. Além desses dois pontos, a empresa realiza no canteiro principal, perto do Terminal Lagoa, a escavação para serem instaladas mais peças de quatro metros de largura por 1,8 metro de altura.

De acordo com o secretário de Obras, Tadeu Campos, o Novo Cavaleiros recebe a captação da água do São Marcos, Vale Encantado e de toda a bacia do entorno, que totaliza 143 hectares, ou um milhão e 435 mil metros quadrados.

Tadeu Campos detalhou que as galerias que estão sendo instaladas no Novo Cavaleiros têm dimensões diferenciadas em cada local do bairro porque o cálculo hidráulico da bacia hidrográfica da área definiu a necessidade de tamanhos variados. “Existem manilhas de quatro metros por 1,8 metro; 3,5 metros por 1,6 metro; 1,5 metro por 1,2 metro. Já estamos trabalhando há vários meses no projeto do Novo Cavaleiros em ações como planejamento básico e técnico, cálculo e até a encomenda das peças, devido as dimensões”, exemplificou.

Presidente da Associação de Moradores do Novo Cavaleiros elogia obra

O presidente da Associação de Moradores do Novo Cavaleiros, Dirant Ferraz sugeriu ao prefeito que na parte de cima do manilhamento sejam construídas ciclovias ou passarelas. Atendendo ao pedido do representante do bairro, o prefeito repassou à empresa vencedora da licitação a demanda. “Um grupo de moradores está acompanhando a obra, estamos apoiando e acreditando na conclusão dos serviços”, ressaltou Dirant.

Para garantir a vazão atual da água pluvial do bairro, o secretário de Serviços Públicos, George Jardim, lembrou que três tipos de escoamento são usados hoje no bairro: os bombeamentos interno, nas elevatórias do canteiro central e por gravidade. Na elevatória da Rua Júpiter, a capacidade de escoamento é de 380 mil litros por hora de água pluvial. No Terminal Lagoa, as três bombas têm capacidade para escoar um milhão e 180 mil litros por hora de água pluvial.