Prefeito prestigia festa de final de ano do Capo

16/12/2008 15:45:53 - Jornalista: Isis Maria Borges

Superou as expectativas a festa de confraternização de fim de ano do Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (Capo). Em suas instalações decoradas com motivos natalinos, o evento aconteceu, na terça (09), com a participação do prefeito Riverton Mussi, que cumprimentou os pacientes e prestigiou o trabalho desenvolvido pela primeira-dama e presidente da instituição, Márcia Moraes. A solenidade foi aberta pela coordenadora geral da instituição, Viviane Pinheiro, que lembrou a oração que Jesus ensinou, o Pai Nosso, enfocando o verdadeiro sentido do amor ao próximo. Ela elogiou o trabalho de Márcia.

Por sua vez, Márcia Moraes deu as boas vindas a todos, e agradeceu a presença dos visitantes e pacientes. Emocionada, ela agradeceu em especial a presença do prefeito Riverton Mussi Ramos, o Grande parceiro do Capo. “Se não fosse esta parceria, seria quase impossível a realização deste trabalho. “Obrigada, prefeito, por deixar suas obrigações para vir ver de perto o nosso trabalho”, declarou, esclarecendo que o Capo é uma missão que Deus lhe deu e ela tem se empenhado ao máximo para cumprir esta missão da melhor forma possível.

Na oportunidade, o prefeito falou que, mesmo à distância, ele se mantém informado sobre o trabalho do Capo, através dos comentários da esposa, que coloca a instituição sempre em sua conversas diárias. “Tenho certeza que os recursos aplicados nesta instituição são bem empregados e resultam em benefícios para muitas pessoas”, declarou o chefe do Executivo macaense.
A tarde prosseguiu com a projeção de vídeos, mostrando aos presentes os serviços do Capo e, ao mesmo tempo, prestando homenagem a idealizadora e líder deste trabalho, a presidente Márcia.

Os pacientes ressaltaram os benefícios prestados pela entidade, em especial o carinho que recebem. Eles surpreenderam com depoimentos, no que diz respeito à evolução do tratamento e o significado da instituição em suas vidas, capaz de abrir as portas da esperança e da auto-estima, pois muitos que entraram na instituição tristes e deprimidos, hoje dão uma lição de superação à doença.
Entre os depoimentos destaca-se o feito pela chefe especial de Gabinete e presidente de honra do Capo, Elma Mussi, que falou sobre a seriedade do trabalho e o benefício para tantas pessoas. Já a sogra de Márcia, dona Margarida Mussi, ressaltou a sua admiração pelo trabalho da presidente, fato que a estimula a estar sempre disposta a colaborar com a entidade.

Merece destacar a participação da vice-prefeita eleita e fundadora da União Macaense de Combate ao Câncer de Mama Macaé (Unamama), Marilena Garcia, que traçou um paralelo dos pontos em comum entre ela e Márcia, já que ambas são ex-pacientes de câncer. “Quando a doença bate em nossas portas, ela passa a ser prioridade em nossa vidas, pois envolve sofrimento, dor, e muita luta para vencê-la”, disse Marilena, acrescentando que ela e Márcia são irmãs na luta pela superação à doença. “No momento, somos duas mulheres que trilham os caminhos de uma outra luta, para fazer de Macaé uma referência em prevenção, cura e atendimento do câncer no país”, disse, presenteando a presidente do Capo com um colar da Fenamama, que simboliza os exames de prevenção do câncer de mama.

Também o presidente da Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte), Alex Moraes, falou da admiração que tem pela mãe, Márcia Moraes, frisando a mulher guerreira e sensível que é. Em seguida, a sede da entidade foi invandida por um clima de confraternização natalino, rolando música ao vivo comandado por Gugu, Célio Lima e Gil Savana, que animaram a tarde com um show de MPB. Paralelamente, todos participaram de um lanche e do sorteio de brindes doados pelo comércio local. Houve também o Bazar do Natal, expondo peças de artesanato produzidas pelos pacientes da instituição sob a orientação da professora Zélia.

O Capo funciona na Rua da Igualdade, 56, Centro, de segunda à sexta-feira das 8h às 17h. A entidade é uma associação civil de direitos privados, sem fins lucrativos. O trabalho do Capo é fundamentado no atendimento humanizado e no resgate da auto-estima dos pacientes, através das oficinas terapêuticas de psicoterapia, de Fisioterapia, de serviço social, além de acompanhamento social (com visitas domiciliares/hospitalares aos pacientes acamados), atividades sociais e culturais, inclusão digital, alfabetização e cantoterapia, e de atendimento terapêutico às famílias. O e-mail é capoong@ig.com.br e o tel 2772-7174.