Prefeito prestigia projeto Mosaico da Petrobras

02/02/2005 19:12:58 - Jornalista:

O Prefeito de Macaé Riverton Mussi prestigiou na tarde de terça-feira, 01/02, a apresentação do piloto do Projeto Mosaico, da Petrobrás. A apresentação aconteceu no auditório da empresa, na Imbetiba. Estiveram presentes os secretários de Comunicação Social Rômulo Campos, de Meio Ambiente Fernando Marcelo, da Indústria e Comércio Alexandre Gurgel, do Trabalho e Renda Cláudio Bogado, de Agricultura e Pesca Chico Machado, a sub-secretária de Educação Leda Vieira, o gestor do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social Jorge Tavares e o funcionário Oswaldo Moreira, representando o diretor da Escola de Pescadores Lino de Andrade Silva.

O gerente de Comunicação Social da UN-BC, Gilberto Puig, apresentou o projeto. “O Mosaico faz parte da política de responsabilidade social da Petrobras. Nosso objetivo é manter um relacionamento amplo com as comunidades pesqueiras artesanais, de formas social e ambientalmente sustentáveis. Além da pesquisa qualitativa e social, realizamos um levantamento estatístico sócio-econômico”. Com base em todo esse trabalho, foram definidas as áreas-piloto: São Francisco de Itabapoana, Macaé e Arraial do Cabo.

O Projeto Mosaico mostra-se como instrumento de aproximação entre a Prefeitura e a Petrobrás no que se refere ao setor pesqueiro, apresentando-se como provável objeto de aprofundamento das relações entre o poder público municipal e a empresa. O projeto se alinha aos objetivos do Prefeito Riverton Mussi de buscar parcerias em sua administração, e sugere um grande interesse da Petrobrás em formar parceria com o poder público.

Atuando juntas, Prefeitura e Petrobrás, tudo leva a crer que a atividade pesqueira em Macaé deve crescer em todos os aspectos e desdobramentos, desde a população envolvida direta e indiretamente na obtenção e comercialização do produto à qualificação de profissionais do setor de que é exemplo a Escola Municipal de Pescadores, além da preservação do meio ambiente.

O secretário Fernando Marcelo enfatizou a necessidade de buscar novos parceiros, o que também foi ressaltado pelo secretário Alexandre Gurgel. Na oportunidade, o secretário Chico Machado deu algumas informações que só enriquecem a pesquisa da Petrobrás. “Já foi restabelecida a estação de rádio para a comunicação das embarcações em alto mar com a terra. Suas instalações vão passar por melhorias. A troca de óleo será reativada, evitando que o pescador polua o mar. O Prefeito Riverton determinou a reativação do barco-socorro. Todas as determinações sairão do papel e, em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente e a Petrobrás, a secretaria de Agricultura e Pesca, já está trabalhando para que o pescador volte a ter o valor que merece”, concluiu o secretário..

O funcionário Oswaldo Moreira, o Oswaldo Pescador, acrescentou dados atuais quanto ao volume de pescado – sete mil toneladas em 2003 e oito mil toneladas em 2004. “Quanto ao número de barcos, em 2003 havia 300, sendo 80 de pesca de linha”, ressaltou. Finalizando, Oswaldo falou das atividades da Escola Municipal de Pescadores, que prepara os alunos em matérias como construção naval, preservação do meio ambiente, marinharia, navegação em barco-escola, além do conhecimento do pescado, sua comercialização e industrialização.

Leda Vieira, sub-secretária de Educação, lembrou que a Prefeitura investe muito na Escola de Pescadores, com a alfabetização de adultos, com o EJA – Ensino de Jovens e Adultos e aulas de artesanato com sub-produtos da pesca.