Prefeito quer antecipar implantação do Metrô

19/08/2009 17:07:20 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Prefeito participou de café da manhã com membros da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Ex-ferroviários da RFFSA

Antecipar a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Macaé e implantar o Centro de Memória Ferroviária. Esses foram alguns assuntos conversados entre o prefeito Riverton Mussi (PMDB) e membros da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Ex-ferroviários da RFFSA, durante a manhã desta quarta-feira (18), na sala Alcendino Silva, na sede da associação.

Riverton atendeu ao pedido dos ex-ferroviários de incluir a mão-de-obra da categoria no projeto do VLT, que inclui o Centro de Memória Ferroviária. “Os ferroviários sabem contar como ninguém a história da ferrovia de Macaé e a mão-de-obra será utilizada como fazemos com o projeto Guarda Sênior”, citou.

O objetivo da prefeitura é que o governo federal disponibilize o imóvel da extinta rede ferroviária, a RFFSA, no Centro, para a construção do Centro de Memória e melhorar a mobilidade urbana da cidade, com a interligação das ruas Alfredo Backer, Silva Jardim e Manuel Joaquim dos Reis. Para isso, o prefeito negocia com a Secretaria de Patrimônio da União, com apoio do secretário de Estado de Transportes, Júlio Lopes. A área iria para leilão, mas a prefeitura conseguiu impedir devido à importância cultural e de logística do projeto.

- Estamos trabalhando para antecipar a implantação do VLT na cidade, que terá inicialmente cinco estações, ligando Imboassica a Lagomar, com uma Estação Central e duas estações intermediárias. Estamos concluindo o edital de licitação e estudando a compra de três composições de trem – informou o prefeito, lembrando que a Ferrovia Centro Atlântico (FCA), a concessionária que administra a linha férrea, apóia o projeto, além da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Serão investidos R$ 30 milhões na implantação do VLT na cidade, que visa, segundo o prefeito, desafogar o transporte de passageiros, dando alternativa de mobilidade urbana para os usuários. “As estações terão nomes de ex-ferroviários, que tanto contribuíram para a história de Macaé”, afirmou o prefeito.

A vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, frisou a importância da história da rede ferroviária para a memória cultural da cidade. Ela pontuou a importância do ex-ferroviário Aristóteles de Miranda Melo para a formação político-ideológica que segue e comentou os investimentos em educação realizados pela prefeitura. “Nada se faz sem educação. Não existe nenhum município do interior do país que tenha um projeto como a Cidade Universitária. Nos preocupamos desde a formação da criança na educação infantil, até a graduação”, disse.

O vereador Luiz Fernando Borba Pessanha informou que vai atender ao pedido dos ex-ferroviários, apresentando na Câmara para votação a alteração da lei que cria o Museu dos Ferroviários para o Centro de Memória Ferroviária. “Na próxima semana já apresento a proposta de alteração na Câmara”, disse.

De acordo com o presidente da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Ex-ferroviários da RFFSA, Osmar Carvalho, a implantação do trem de passageiros em Macaé vai ser uma referência na cidade. “Parabenizo o prefeito porque todas as vezes que ele foi convidado para comparecer em eventos da associação, ele veio”, disse.

O subsecretário Municipal de Acervo e Patrimônio Histórico, Ricardo Meirelles, salientou que o Centro de Memória Ferroviária será importante para a história de Macaé e comentou que ações como essa estimulam a memória da identidade cultural do município. A assessora de estudos e projetos especiais da secretaria de Mobilidade Urbana, Cláudia Márcia Manhães, representou o secretário da pasta, Jorge Tavares Siqueira, que estava em compromisso no Rio de Janeiro.