Prefeito recebe comitiva da Venezuela

21/06/2007 16:51:19 - Jornalista: Simone Noronha

O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, recebeu nesta quinta-feira (21) comitiva de gerentes da PVDSA-Gás, estatal venezuelana do setor offshore, considerada uma empresa de promoção social. O encontro, realizado no Gabinete do prefeito na Feira Brasil Offshore, teve como principal objetivo estreitar relações de Macaé com o estado do Supre, que está começando a receber investimentos na exploração de gás. O grupo fez ao prefeito convite para visitar a Venezuela, e passar a experiência administrativa de Macaé enquanto município produtor de petróleo.

Durante o encontro, o prefeito demonstrou interesse em conhecer de perto o funcionamento dos Conselhos Comunitários, implantados há um ano com objetivo de promover maior participação popular nas decisões sobre investimentos nos municípios. “Achei bastante interessante este novo conceito de participação popular. Vamos conhecer melhor o funcionamento destes conselhos, e quem sabe”, disse o prefeito, que deverá formar uma comitiva macaense para ir à Venezuela até o final do ano.

A reunião dos executivos da PVDSA-Gás é um desdobramento da visita feira em dezembro do ano passado de 13 prefeitos do estado de Supre, que estiveram em Macaé para conhecer a estrutura da cidade. “A visita foi muito proveitosa, e alguns municípios já começaram a aplicar lições aprendidas em Macaé, como por exemplo o Plano Diretor”, disse o gerente coorporativo da PVDSA, Edgar Vallenilla.

O prefeito ressaltou que o crescimento de Macaé por conta dos investimentos em petróleo foi um caso pioneiro no país. “Nas outras cidades onde a exploração começou na mesma época, há 30 anos, o impacto foi bem menor. O impacto foi positivo por um lado, e negativo por outro, pois cresceu também a desigualdade social”, disse o prefeito. Os executivos da PVDSA lembraram que o estado do Supre não tem nenhuma infra-estrutura, e por isso eles querem levar de Macaé modelos administrativos que ajudem a diminuir os impactos.

A PVDSA está investindo US$ 28 bilhões para montar infra-estrutura logística no estado do Supre, que fica na costa venezuelana. No estado, foram descobertas várias jazidas de gás natural, que já estão sendo exploradas por quatro plataformas offshore. A produção será escoada por gasodutos que serão instalados nos próximos 15 anos. Também participaram do encontro com a comitiva venezuelana os secretários de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado, Indústria e Comércio, Alexandre Gurgel, e de Governo, André Braga.