Prefeito recebe grupo empresarial português e destaca potencial da região norte de Macaé

14/06/2013 12:12:00 - Jornalista: Fernanda Guerra

Foto: Flávio Sardou

O grupo português apresentou ao Prefeito informações sobre a instalação de uma fábrica de tintas para o segmento de petróleo e gás

O potencial de crescimento e as oportunidades de investimento nos bairros da região norte de Macaé foram temas de destaque em encontro do Prefeito Dr. Aluízio nesta quinta-feira (13) com executivos de uma multinacional portuguesa que está iniciando suas atividades no município. A reunião foi acompanhada pelo Coordenador Geral da Câmara Permanente de Gestão, José Walmir Moreira Dias, pelo Presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), Vandré Guimarães, e pelo Presidente Estadual do Partido Verde (PV) Fernando Guida.

O grupo português, que esteve presente na 7ª edição da Feira Brasil Offshore, apresentou ao Prefeito informações sobre a instalação de uma fábrica de tintas para o segmento de petróleo e gás e demonstrou o interesse em ampliar os investimentos na cidade em outras áreas de atuação da empresa, em especial em projetos na área da construção civil. Uma das intenções do grupo é estudar a possibilidade de desenvolver programas habitacionais em parceria com o poder público para atender à crescente demanda por moradia no município, que poderá alcançar a marca de 600 mil habitantes até 2020.

Engenheiro e CEO da empresa – que tem atuação em 14 países, principalmente na África e na América do Sul – Silvino Alves ressaltou a importância de Macaé no cenário mundial de petróleo e gás e destacou que as novas descobertas no pré-sal poderão impulsionar ainda mais os investimentos de empresas estrangeiras na cidade.

“Enxergamos um potencial enorme em Macaé, o que faz com que seja uma de nossas prioridades termos Macaé em nosso mapa de atuação. Macaé é hoje o mundo das oportunidades e a corrente política entre Brasil e Portugal está muito ativa, tornando o cenário muito atrativo. Hoje, o petróleo é uma base fundamental da economia dos países e Macaé, pela tradição que tem de cerca de 40 anos de indústria do petróleo e pelo aumento na exploração esperado para essa zona, se consolida como uma opção estratégica para investimentos”, declarou Alves, que ressaltou a capacidade da cidade em gerar oportunidades além do segmento offshore.



“Nosso grupo é multifacetado e iniciamos aqui nossa trajetória na área do óleo e gás. Paralelamente, como percebe-se um aumento da densidade populacional e da expansão urbana da cidade entendemos que há outras áreas são de nosso interesse. Temos larga experiência em saneamento, infraestrutura e habitações populares. Vamos apostar em nos equalizarmos para desenvolvermos projetos também na área de infraestrutura com potencial para atender a essa demanda.”

Durante o encontro, Dr. Aluízio destacou o potencial da região norte do município, que está na mira de investimentos tanto da iniciativa privada, com projetos como o Terminal Logístico de Macaé (Terlom), o novo porto a ser construído no bairro São José do Barreto, quanto nos planos de desenvolvimento estratégico do Governo Municipal, com a expansão do saneamento básico e da malha viária, com a interligação do Parque de Tubos à Cabiúnas.

“A região norte apresenta um cenário importante de crescimento e de oportunidades e uma das prioridades do governo é oferecer as condições para que esse crescimento se concretize. Hoje precisamos impulsionar o desenvolvimento sustentável de Macaé e o caminho passa pelo planejamento e por um diálogo e integração com os diferentes atores que podem contribuir para que a cidade cresça oferecendo uma melhor qualidade de vida para a população. Estamos interessados em parceiros que estejam alinhados ao nosso interesse que é o desenvolvimento social e que queiram fazer parte do processo de construção de soluções para o município. Todas as parcerias que tenham enfoque em fazer de Macaé um lugar melhor para todos são bem-vindas à nossa cidade.”


Fotos Relacionadas