Prefeito se reúne com o comando do 1° Distrito Naval

11/07/2005 17:27:40 - Jornalista: Sérgio Lopes

Assistentes sociais do município e da região Norte do Estado, participaram nesta segunda feira (11), do Curso de Capacitação para Conselheiros Municipais de Assistência Social. O evento, uma parceria da prefeitura, através da Fundação de Ação Social (FAS), Secretaria Municipal de Promoção Social e Desenvolvimento Comunitário (Sempros) e Secretaria do Estado de Ação Social, teve como tema a “Política Nacional de Assistência Social”.

A intenção da prefeitura, segundo Riverton, é construir no local várias unidades habitacionais. “Assim vamos atender às famílias que hoje se encontram em áreas de riscos, construindo moradias mais digna e humanas, especialmente para os moradores da Fronteira”, disse. Riverton argumentou que o município entraria na permuta com a Marinha, desenvolvendo um projeto habitacional para atender aos militares da corporação que trabalham em Macaé.

De acordo com procurador do município, Márcio Klein, a Procuradoria do município está esperando que a Marinha se posicione a cerca de uma ação já ajuizada na Vara Federal do Rio de Janeiro para então visualizar qual a situação jurídica. “Só então vamos começar agir em relação à área”, disse.

Segundo Márcio, primeiro a prefeitura quer saber qual a real situação da área, o que já feito juridicamente para descobrir qual o caminho mais fácil para realizar a permuta com a Marinha. “Assim poder retirar os moradores da área de risco, dando um condição de vida mais digna as pessoas que vivem naquele local”, finalizou.

Na opinião do comandante do 1° Distrito Naval, tanto a Marinha quanto o governo municipal têm muito a fazer juntos, desde trabalhar para a salva-guarda da navegação até a segurança da população. “Como para o desenvolvimento de todas as atividades que digam respeito ao uso do mar como, por exemplo, à pesca, a exploração do petróleo e o desenvolvimento da indústria local”, acredita José Antônio.

A Marinha tem interesse em estabelecer pontos em desenvolvimento de projetos conjuntos em qualquer área que possa colaborar para o crescimento mútuo. “A nossa tarefa é defender isso e tudo aquilo que cresça com o uso do mar”, afirma o vice-almirante.