Prefeito vai implantar primeiro colégio de aplicação de Macaé

05/08/2009 19:53:27 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Prefeito e vice interagem com crianças na escola recém entregue para a comunidade

Macaé terá o primeiro colégio de aplicação, na Praia Campista, dentro das dependências do Parque da Cidade, com o objetivo de qualificar os alunos do município e preparar para a graduação. A informação foi dada pelo prefeito Riverton Mussi (PMDB) no final da tarde desta quarta-feira (5), durante inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Laura Sueli de Campos Bacelar, na Ajuda de Cima, realizada ao lado da vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia.

O prefeito reforçou também o projeto de implantar ar condicionado e microfone em todas as 117 escolas da rede municipal até o início do próximo ano. “Entregamos a Escola Municipal de Educação Infantil Iracy Pinheiro Marques, na Barra de Macaé, com ar condicionado e microfones para os professores não sacrificarem a voz. Vamos trabalhar na estrutura física de todas as escolas”, afirmou, agradecendo a parceria da Casa do Caminho com o município e a participação da comunidade no projeto para a escola Laura Sueli Bacelar.

O crescente número de graduações em Macaé, implantados em parceria com universidade federais, além da Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), que é gratuita, foi citado por Riverton. “Temos cursos de Biologia, Farmácia e Química da UFRJ e as graduações em Medicina, Nutrição e Enfermagem da mesma faculdade vão começar agora. Também temos implantados da UFF os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito, e da FeMASS, Administração, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação”, exemplificou o prefeito, ressaltando que a graduação de Engenharia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) será implantada em mais uma parceria com o governador Sérgio Cabral (PMDB).

Na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Laura Sueli de Campos Bacelar, 203 alunos do maternal um até o pré-dois - de dois a seis anos - vão estudar nas 11 novas salas de aula da escola, que possui aparelho de som, mobiliário, armários baixos para as crianças, além de duas salas de ambiente, áreas de recreação coberta e descoberta. A escola passou por reforma geral, incluindo nas áreas elétrica, hidráulica e pintura.

A vice-prefeita e secretária de Educação lembrou que a inauguração da escola vai proporcionar a entrega de dois imóveis que estavam locados na Ajuda para o funcionamento de unidades escolares, gerando economia para o município, e proporcionando melhores condições físicas para a educação. “A escola representa a possibilidade de cidadania que acontece dentro de uma sala de aula”, disse.

De acordo com Marilena, a inauguração da escola significa não apenas um processo arquitetônico e educacional, mas o envolvimento de afeto e confiança. A secretária de Educação citou também a beleza do local onde a escola de educação infantil está situada. “O ser humano precisa conviver com a natureza e com o belo que a natureza tem”, frisou.

Presidente da Câmara destaca envolvimento da comunidade

O presidente da Câmara, vereador Paulo Antunes (PMDB) observou que a educação sempre foi prioridade do governo Riverton e destacou a importância das parcerias dos governos estadual e federal para a realização de projetos na cidade. “Um dos aspectos importantes da nova escola foi a escolha do nome, feita pela própria comunidade”, considerou.

Para a diretora da escola, Roberta de Aguiar, a inauguração da unidade é um marco referencial na educação do bairro. “Quero agradecer a verdadeira parceria entre escola e família, o que tem feito a diferença na vida dos alunos”, afirmou. Representando a família da professora Laura Sueli de Campos Bacelar, discursou o filho Norberto Bacelar. “Ela foi uma mulher de hábitos simples e garra, tendo contribuído para a educação do município”, ressaltou.

A tranqüilidade dos pais e mães quando os filhos saem para estudar foi apontada pelo presidente da associação de moradores, Enilton Mendes. “Os pais saberão que os filhos estão seguros. Essa escola é um sonho, não só meu, mas de todos os moradores da Ajuda”, definiu. A escola também ganhará um parque de fibra semelhante ao que está sendo implantado nas praças do município.

De acordo com a subsecretária de Educação Infantil, Márcia de Azevedo, a importância comprovada da educação infantil na vida do cidadão ganha força com a nova escola da Ajuda. “Estamos valorizando a primeira etapa da educação básica”, comentou. A aluna Késsia Gonçalves fez homenagem para a secretária de Educação e vice-prefeita e o aluno Bruno Oliveira para a subsecretária de Educação Infantil.

Os vereadores Danilo Funke e Ronaldo Gomes também participaram da inauguração, além de secretários e subsecretários, alunos da escola e a comunidade em geral.

Audio

Entrevistado: Prefeito Riverton Mussi
Reporter: Eraldo Manhães