Prefeito, vice-prefeita e vereadores eleitos tomam posse

01/01/2009 19:21:53 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Luiz Bispo

Riverton: "Administrar Macaé é um desafio diário"

Com o Teatro Municipal lotado, o prefeito reeleito Riverton Mussi, a vice-prefeita Marilena Garcia e os 12 vereadores de Macaé tomaram posse de seus cargos na tarde desta quinta-feira (1). Já diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral em cerimônia realizada no último dia 18, todos apresentaram declaração de bens e fizeram os juramentos dos cargos para o mandato 2009-2012.

O Teatro ficou pequeno para tanta gente que prestigiou a cerimônia. Para atender ao público que não conseguiu entrar, foram instalados dois telões externos – um na galeria e outro na entrada do Centro Macaé de Cultura. A sessão solene de posse, presidida pelo vereador José Carlos Crespo, foi aberta pelo coral da I Igreja Batista, que cantou os hinos Nacional e de Macaé. Emocionado, o prefeito Riverton lembrou que a decoração feita para a posse – a mesa foi montada com garrafas pet – simbolizava bem o seu novo mandato.

- A reciclagem que foi feita para decorar o Teatro hoje representa bem como serão os próximos quatro anos. Será um governo de continuidade, mas diferente. Principalmente neste primeiro ano, sabemos que vamos enfrentar dificuldades por conta da crise mundial. A queda do preço do barril de petróleo já trouxe impactos para a nossa economia. Que ainda depende dos royalties. De setembro para dezembro, tivemos uma queda de 23% na arrecadação municipal, disse o prefeito, lembrando no entanto, que, diferente de 2005, a arrecadação de recursos próprios da prefeitura é de 57%, e a de royalties, de 43%.

O prefeito lembrou que administrar Macaé, cidade de contrastes e com problemas, é um desafio diário. “Mas é um desafio que vencemos no dia a dia. Vamos continuar fazendo de tudo para darmos respostas às cobranças que são feitas pela população”, afirmou Riverton. Para este primeiro ano do novo mandato, ele já espera reduzir os gastos da prefeitura em R$ 80 milhões com a nova estrutura administrativa, que reduziu o número de secretarias da prefeitura.

Também emocionada, Marilena Garcia, primeira vice-prefeita da história do município, disse que durante todo o mandato será companheira do prefeito e da Câmara de Vereadores. “Foram justamente as diferenças que nos aproximaram. Este é um governo cheio de boas possibilidades, e que será marcado pela austeridade e pela transparência. O governo não pertence a nós, mas sim ao povo que nos elegeu”, disse Marilena, agradecendo especialmente ao público que assistia à cerimônia pelos telões.

Falando em nome dos vereadores eleitos, Luiz Fernando Pessanha lembrou da jornada árdua que todos que tomaram posse tiveram que passar antes das eleições de três de outubro. “Agora, o nosso papel é pensar junto com o prefeito no crescimento do nosso município”, ressaltou. O presidente da sessão, José Carlos Crespo, destacou o fato de metade das cadeiras da Câmara estar sendo renovada. “A Câmara de Vereadores tem um papel importantíssimo para o município, por isso é tão importante a harmonia ente os dois poderes”, afirmou.

Também tomaram posse nesta quinta-feira os vereadores Antônio Franco, Danilo Funke, Eduardo Cardoso, Chico Machado, George Jardim, Júlio César de Barros, Lúcio Mauro, Paulo Antunes, Paulo Paes Filho, e Theodomiro Bittencourt. Após a solenidade de posse, os vereadores seguiram para a Câmara, onde foi realizada a eleição da nova Mesa Diretora.