Prefeito visita obras de educação e cultura

13/01/2010 17:36:47 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Art Luz terá sede própria, com toda infraestrutura

A futura sede dos projetos Art Luz, na Fronteira, e do Centro Municipal de Educação e Atendimento Especializado ao Escolar (CEMEAES), no Aeroporto, e a escola em construção no Vivendas do Aeroporto foram visitadas nesta quarta-feira (13) pelo prefeito Riverton Mussi. Os secretários de Governo, André Braga; Obras, Tadeu Campos; o presidente da Empresa Municipal de Obras Públicas e Iluminação (Emopi), Antônio Sardinha e o vice da autarquia, Carlos Eduardo Jardim, acompanharam o prefeito nas visitas.

No imóvel onde vai funcionar o Art Luz na Fronteira, a Emopi é a responsável pela obra. “Temos total acessibilidade para cadeirantes, seis salas para trabalhar o fomento à cultura da comunidade e o acesso à arte. Nosso objetivo é potencializar a criação e a produção local, gerando produtos culturais que vão desde o artesanato até a dança”, conceituou o prefeito.

As reformas elétrica, hidráulica e estrutural do imóvel, além da pintura, estão sendo feitas. “A reforma geral do imóvel é importante para garantir aos futuros alunos do Art Luz um espaço ideal para a prática de modalidades dos cursos, oficinas e workshops desenvolvidos”, acrescentou Antônio Sardinha.
O morador da Fronteira Alisson Barbosa, de 12 anos, disse que está ansioso para ver como vai ficar a nova sede do Art Luz. “Adoro o projeto, minha modalidade preferida é a capoeira”, afirmou. “Eu prefiro caratê”, atestou Gerson de Paula, de dez anos.

O Art Luz funciona respeitando a dinâmica própria local, discutindo e encontrando alternativas de desenvolvimento humano, nos segmentos de dança, artesanato, teatro, capoeira, caratê, música, fotografia, percussão, grafite, pintura, papel machê, ginástica, jiu-jitsu e tae-know-do, entre outras.

- É um projeto importante para nossas crianças, jovens e até adultos e funciona em núcleos diversificados. A maioria dos participantes é estudante da rede pública de ensino – analisou o secretário de Governo, André Braga.

Escola no Aeroporto será formada por 15 salas

Já no bairro Vivendas do Aeroporto, o prefeito Riverton Mussi e os secretários visitaram a adiantada obra da escola, que terá 15 salas de aula em uma área construída de 1,1 mil metros quadrados. Em tijolito – tijolo de solo-cimento, cuja tecnologia de encaixe imprime velocidade na obra – e com rampas, a escola é construída em dois pavimentos.

- A escola terá uma infraestrutura completa para os alunos, com refeitório, cozinha, fraldário, sala de informática, auditório e playground. Pedi a elaboração do projeto para a construção de uma quadra poliesportiva coberta, para estimular a prática esportiva entre os alunos – enumerou o prefeito Riverton Mussi.

Cemeaes terá hidroginástica

No bairro Aeroporto, outro imóvel visitado pelo grupo foi a antiga Mansão do Forró, que vai abrigar uma unidade do Cemeaes, inclusive com piscina para aulas de hidroginástica. O projeto fornece atendimento especializado para alunos matriculados no ensino regular que precisam de um acompanhamento específico, além de ser aberto à comunidade. Psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicopedagogos e outros especialistas atendem aos alunos e à comunidade no projeto.

- Temos um carinho muito grande pelo Cemeaes porque oferece apoio especializado aos escolares que necessitem de acompanhamento específico, de acordo com indicação escolar e/ou terapêutico, independente da idade ou condição financeira – definiu o prefeito, que vistoriou todos os detalhes da obra e pediu a instalação de chuveiros para maior comodidade dos usuários.