Prefeito vistoria obra de recapeamento da RJ-168

25/09/2009 18:15:02 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Obra vai dar maior fluidez ao trânsito e logística para escoamento da produção rural nas duas estradas estaduais

O prefeito Riverton Mussi vistoriou nesta sexta-feira (25) as obras de recapeamento asfáltico da RJ-168, no início da rodovia estadual logo após a saída da BR-101. A obra foi uma solicitação do prefeito ao governador Sérgio Cabral e está em andamento com o trabalho de máquinas como rolo compressor, escavadeira, patrol e trator de esteira.

Riverton assinou com a Fundação Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ), o convênio para o recapeamento asfáltico das rodovias RJ-162 e RJ-168, que fazem ligação com a região serrana. O secretário de Serviços Públicos, George Jardim, que acompanhou o prefeito na vistoria, indicou a obra quando estava vereador, em 2008, e acompanha o andamento do pedido desde o início.

- A obra de recuperação das estradas da região serrana é importante para garantir melhor trafegabilidade aos moradores da Serra, dar maior fluidez ao trânsito, apoiar a estrutura de escoamento da produção rural e fomentar o turismo nos distritos, que têm grande potencial de atrativos naturais, como cachoeiras, espécies de fauna e flora da mata atlântica, entre outras atrações – comentou o prefeito.

O secretário de Serviços Públicos destacou que de Córrego do Ouro a Glicério será construída uma ciclovia, o que vai agregar valor ao projeto. “Sabemos da necessidade da região serrana em ter uma estrada em boas condições porque temos pecuaristas e agricultores que precisam escoar a produção. Além disso, o turismo da região serrana será beneficiado, porque é um setor que gera empregos com uma estrutura melhor de logística", disse.

São R$ 31 milhões em investimentos na parceria entre prefeitura e estado. Na RJ-168, o recapeamento com acostamento vai abranger do Trevo dos Dezessete até o Parque Atalaia e na RJ-162 do Parque Atalaia até Glicério. Cerca de 30 quilômetros das duas estradas vão receber o recapeamento asfáltico.

De acordo com o secretário de Obras, Tadeu Campos, os trabalhos estão em fase de terraplanagem e compactação no acostamento. “A estrada não tem acostamento e com o projeto, será criado”, detalhou o secretário, lembrando que a prefeitura realizou o levantamento topográfico da área e a complementação do projeto. O presidente da Empresa Municipal de Obras Públicas e Iluminação (Emopi), Antônio Sardinha, também acompanhou o prefeito na vistoria.