Prefeito vistoria pontos de alagamento na cidade

26/02/2010 16:54:45 - Jornalista: Catarina Brust, Elis Nuffer e Janira Braga

Foto: Robson Maia

Riverton Mussi visitou pontos de alagamento na cidade

Depois de mais de 40 dias de estiagem, a chuva chegou com força em Macaé e Região Norte Fluminense, provocando diversos alagamentos. Foram onze horas de chuva ininterrupta, das 19h de quinta-feira (25) às 6h da manhã desta sexta-feira (26). De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil, o índice pluviométrico registrado em onze horas foi de 161,3 milímetros, acima da média para fevereiro que é de 126 milímetros.

O período mais forte da chuva que atingiu Macaé foi entre 19h e 20h de quinta-feira: 55 milímetros. Nesta sexta-feira pela manhã, o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, o secretário de Serviços Públicos, George Jardim e o secretário de Obras visitaram pontos de alagamento na cidade. A secretaria de Mobilidade Urbana/Mactran disponibilizou agentes de trânsito para as ruas e avenidas que apresentavam retenção no tráfego, nesta manhã de sexta-feira.

A Coordenadoria de Defesa Civil registrou 49 ocorrências, com 100 remoções, 15 desabrigados e 27 desalojados, até esta tarde de sexta-feira. O município, como em outros locais do Brasil, registra alerta de ressaca, com ondas variando de 2 a 2,5 metros. O telefone da Defesa Civil para qualquer emergência é o 2757-4046.

As três novas bombas instaladas pela prefeitura na estação elevatória da Rua Télio Barreto ajudaram a escoar a água da forte chuva desta quinta-feira. De acordo com o secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, as bombas funcionaram conforme o previsto, apesar do grande volume de chuva em pouco tempo. Cada uma das três bombas novas têm a capacidade de escoar 1,5 mil litros de água por segundo do canal Fábio Franco por segundo, jogando para o Rio Macaé.

Os bairros mais atingidos pela chuva foram Praia Campista, Parque Aeroporto, Miramar Campo D’Oeste, Imbetiba, Sol y Mar, Centro, Novo Cavaleiros, Nova Holanda, Visconde de Araújo, Botafogo. Fronteira, Linha Verde e Linha Vermelha. A secretaria de Serviços Públicos realizou a limpeza de bueiros, retirada de material de obra e madeiras de vários locais da cidade, como Canal Fábio Franco, Linha Verde, Parque da Cidade, Parque Aeroporto, Avenida Aristeu Ferreira e Aluízio Gomes.

- Pedimos à população que coopere, evitando colocar o lixo nas ruas e nos terrenos baldios e entulho de obras nas calçadas. Esses descartes acabam entupindo os bueiros e dificultando o escoamento das águas pluviais, ainda mais em momentos de chuva forte -, explicou George Jardim.

No bairro Novo Cavaleiros, onde a prefeitura está finalizando as obras de macrodrenagem, apesar de ter sido registrado alagamento, as águas da chuva escoaram com maior rapidez. “A obra já fez diferença, pois onde alagou, a água desceu mais rápido”, disse o técnico em petróleo, morador do Novo Cavaleiros, Paulo Henrique.

De acordo com a secretaria de Serviços Públicos, na próxima semana serão realizadas intervenções no bairro Novo Cavaleiros para a retirada de areia acumulada devido à finalização da obra de macrodrenagem e à própria chuva. “A secretaria estará trabalhando no local na próxima semana fazendo a manutenção nas ruas e bueiros”, disse o secretário de Serviços Públicos.