Prefeitura abre Lan House Pública na Imbetiba

22/05/2009 15:43:45 - Jornalista: Graziele de Marco

A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia inaugurará, na próxima semana, mais uma Lan House Pública, dentro da diretriz do governo Riverton Mussi de promover a inclusão digital. Desta vez, o bairro que receberá o projeto será a Imbetiba. O espaço está sendo viabilizado através de uma parceria com a empresa BIT Company, que cederá toda a infra-estrutura para funcionamento da Lan House.

De acordo com o secretário Guto Garcia, esta é a primeira parceria a ser firmada neste modelo. “Fomos procurados pela empresa, que nos cedeu o laboratório de informática, de 8h às 12h, de segunda a sexta-feira, para acesso gratuito à internet pela população. Iniciativas como essa beneficiam principalmente o cidadão. Esperamos que outras empresas nos procurem para parcerias”, ressaltou Guto.

Para Fernanda Oliveira, diretora da Bit Company, a decisão de montar a Lan House Pública foi fácil. “Entendemos a importância de projetos como este. Nosso interesse é fornecer serviço à população e tínhamos o local para isso. Podemos disponibilizar nossos computadores nos horários em que não há aulas para o acesso gratuito à internet”, comentou.

No total serão 12 computadores. A inauguração deverá ser realizada nas próximas semanas. “Estamos apenas aguardando alguns ajustes em relação à sinalização da Lan House para que entre em funcionamento”, comentou Fernanda.

Esta é a 18 Lan House Pública em funcionamento em Macaé. O Secretário de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, comenta que as empresas que tiverem interesse podem participar do projeto e diversas maneiras. “Quem quiser nos ajudar a disponibilizar mais pontos de acesso gratuito à internet pela cidade, promovendo a inclusão digital de centenas de pessoas, pode colaborar tanto com os custos de implantação quanto de manutenção”.

Para implantar uma nova Lan House pública, o valor é de 1960 reais, referentes a hub/switch, infra-estrutura/cabeamento, ar-condicionado e mobiliário. Já quem quiser ajudar a manter um destes espaços pagará valores mensais de 1500,00 reais. Esse dinheiro será aplicado no aluguel de computadores, bolsas dos monitores, link de adsl ou rádio, bolsa desemprego e seguro total.

Após firmada a parceria, prefeitura apresentará prestação de contas e relatórios de atividades. A Prefeitura também possui parcerias com a empresa Mendes Junior, que na Lan House do Cajueiros forneceu equipamentos e móveis e com a w.com que fornece mão-de-obra.

Por mês as Lan Houses Públicas atendem mais de 30 mil pessoas. A prefeitura tem hoje Lan houses em funcionamento nos bairros Malvinas, Nova Holanda, Aroeira, Aeroporto, Glicério, Frade, Sana, Córrego do Ouro, Ajuda, Centro da Cidade, Assentamento Celso Daniel, Cajueiros, Morro de São Jorge, Botafogo, Bosque Azul, Centro Poliesportivo e Campo do Oeste, com 10 computadores em cada, exceto no Aeroporto que possui 20 computadores.

Já estão previstas as inaugurações na Virgem Santa, Novo Horizonte, Trapiche, Lagomar, Praça Campo Grande e mais uma na Aroeira.

As Lan Houses municipais são equipadas com computadores reciclados nas aulas do curso/estágio prático de montagem e manutenção de microcomputadores, oferecido gratuitamente Fábrica de Cidadania. Os monitores das Lan Houses foram escolhidos entre as três turmas de formandos no curso/estágio prático de montagem e manutenção de microcomputadores.

Para mais informações sobre adoção de Lan Houses ou doação de equipamentos, entrar em contato pelo telefone (22)2773 3565, ou procurar a Fábrica da Cidadania, da Secretaria de Ciência e Tecnologia, na Rua Teixeira de Gouveia, 634, centro (antiga Funemac).