Prefeitura abre novos cursos profissionalizantes

02/10/2008 09:37:56 - Jornalista: Simone Noronha

A prefeitura de Macaé está implantando mais cinco cursos profissionalizantes gratuitos, seguindo a meta de levar qualificação profissional para toda a comunidade. Já estão abertas as inscrições para os cursos de Técnicas de Redação, Contínuo (Office-boy e Office-girl), Recepcionista de hotel (com aulas de inglês e espanhol), Qualidade de Alimentos com Ênfase em Vendas e Auxiliar de Escritório. A partir da próxima segunda-feira (6), começam as inscrições para Inglês Básico, um dos cursos mais procurado na grade oferecida pela prefeitura.

Ao todo, serão oferecidas cerca de 300 novas vagas. Para se inscrever, basta ir à sede do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) da prefeitura, que fica na Rua Alfredo Backer, 363, das 8h às 17h. Para fazer um dos cursos, é necessário ter no mínimo 16 anos completos, não ser estudante de rede particular de ensino, e ter renda familiar não superior a três salários mínimos, além de apresentar comprovante de residência, uma foto 3x4 e documento de identidade.

Hoje, cerca de 1,5 mil pessoas participam dos cursos gratuitos oferecidos pela prefeitura. Ao todo, já foram implantados 29 cursos, sempre com as turmas lotadas. Os cursos fazem parte do Projeto de Qualificação Profissional de Jovens e Adultos em Macaé, do convênio assinado entre a prefeitura e a Petrobras através do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar). Ao todo, serão implantados 54 cursos.

Aulas práticas e emprego garantido

De acordo com a diretora do Cetep, Dayse Frota, os cursos já começaram a dar os primeiros frutos. “Já tivemos aluno do curso de Recepcionista de Hotel, por exemplo, que saíram daqui já empregados. Além disso, estamos com parceria com empresas interessadas em contratar nossos alunos recém-formados para o cargo de Operador de Empilhadeira, profissão muito requisitada, mas com poucos profissionais disponíveis”, comentou.

Além das aulas teóricas, os alunos aprendem também o dia-a-dia das profissões – dependendo curso. Pelo menos uma vez por semana, eles participam de aulas práticas. Esta semana, por exemplo, os alunos do curso de Operador de Empilhadeira testaram seus conhecimentos na máquina. E a turma do curso de Boas Práticas de Alimentação conheceu de perto a rotina de trabalho do Hortifruti.