Prefeitura agiliza construção da segunda ponte sobre o canal Fábio Franco

31/03/2009 14:51:16 - Jornalista: Cesar Dussac

Foto: Robson Maia

Ponte sobre o canal Fábio Franco deverá ser entregue à população no final de abril

Em ritmo acelerado, prossegue a escavação do canal da Avenida Fábio Franco para retirada da ponte velha e construção da nova ponte, próxima ao supermercado ABC, na passagem de nível entre a Rua Silva Jardim e a Avenida Santos Moreira. A obra é executada pelo consórcio CBPO-ZADAR, e faz parte do programa Água Limpa de macro-drenagem da prefeitura, que visa acabar com os problemas de alagamentos na cidade. O programa é uma das prioridades do prefeito Riverton Mussi.

O secretário Tadeu Campos fala da importância da macro-drenagem e explica as etapas da obra.

- A macro-drenagem é uma das prioridades do prefeito Riverton Mussi, que quer acabar com os constantes alagamentos em bairros da cidade. As obras contam com etapas que incluem a desobstrução do canal da Fábio Franco, o que está sendo executado neste local. A retroescavadeira está cravando pranchas para escoramento nas laterais do canal. Em seguida ao escoramento, serão retiradas as abas que, com sua pequena abertura - impedem o livre fluxo das águas pluviais - o que causa o transbordamento do canal e os conseqüentes alagamentos, disse.

O engenheiro do consórcio, Edílson Ferreira, fez uma previsão da conclusão das obras. “Se não chover, a ponte deverá estar no lugar, no fim do mês de abril. Trabalham na obra 25 pessoas, somando-se o pessoal que executa a obra e os que estão na linha de produção das peças. Utilizamos uma retroescavadeira e dois caminhões com capacidade para 12 metros cúbicos, o que tem agilizado a execução. Vamos instalar mais duas pontes: uma nos Cajueiros, próxima à Igreja Universal e outra na subida do Morro de Sant’Anna, no Miramar”, disse.

Moradores da região opinaram sobre a construção das novas pontes sobre o canal da Fábio Franco. “A gente passa por um breve incômodo, mas esta obra vai beneficiar por muito tempo a gente que mora no Miramar e Visconde. Sem as enchentes, os imóveis vão valorizar; por isso, a gente suporta os transtornos”, disse Imodocéia Silva, administradora de pousada.

Também moradora do Visconde, Elizabeth Santos comentou que a obra é a melhor coisa que a prefeitura está fazendo para os moradores da região”. Agnaldo Bastos, gerente de um sacolão, situado no Miramar, em frente à passagem de nível, também opinou. “A construção da ponte só ajuda ao comércio local porque, quando chove, cai o movimento e o comércio, em geral, toma prejuízo. Com as novas pontes sobre o canal, acredito que tudo vai melhorar”, argumentou.