Prefeitura agiliza obras na Nova Holanda

08/04/2016 14:51:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Guga Malheiros

Faltando 5% para conclusão, as obras da prefeitura mudam a Nova Holanda

A Prefeitura de Macaé está concluindo as intervenções na Nova Holanda, na zona norte da cidade. Segundo a Secretaria de Obras Públicas, faltam apenas 5% dos serviços que contemplam todo o bairro com infraestrutura urbana.

Instalação das redes de esgoto, de águas pluviais, de água potável, pavimentação das ruas e becos, construção de calçadas e instalação de meios-fios, além da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Nova Holanda, em terreno de cerca de cinco mil metros quadrados próximo à Avenida Hildebrando Aves Barbosa são os trabalhos em execução.

Quem visita hoje a Nova Holanda pode constatar os benefícios que o bairro recebe para oferecer aos cerca de 25 mil moradores melhor qualidade de vida. Hoje, todas as ruas estão pavimentadas, com redes de esgotamento sanitário, pluvial e de água potável, faltando apenas a Rua 1, que se localiza em frente ao Canal da Nova Holanda.

- Todas as ruas são atendidas, inclusive os becos com as redes e a pavimentação. As obras da Estação de Tratamento de Esgoto também continuam, depois que o projeto da ETE foi readaptado, passando do tratamento secundário previsto inicialmente para o tratamento terciário, dentro das normas ambientais - destacou a engenheira Ana Paula Paiva, que fiscaliza as obras.

Da rede de esgoto já foram executados 9.007 metros, faltando apenas 821 metros para a conclusão. A rede pluvial conta com 6.663 metros executados, faltando 111 metros. No total, 8.676 metros da rede de água potável já estão instalados e para conclusão faltam 1.042 metros.

Estão em processo de execução as três elevatórias que vão atender à drenagem, que tem como receptor o Canal Macaé-Campos, e também as duas elevatórias. Para coletar a água pluvial do bairro, a Nova Holanda vai contar com dois piscinões, um dos quais localizado próximo à ponte de entrada no bairro e que vai receber a rede de drenagem e contará com bombas que vão levar a água recolhida para o Canal Macaé/Campos.

As obras da ETE Nova Holanda, com a mesma tecnologia da ETE Mutum, também continuam, no processo de montagem do costado (parede externa) e dos compartimentos internos. Essa ETE vai captar e tratar 55 litros de esgoto por segundo, com capacidade para atender cerca de 40 mil pessoas da Nova Holanda e Nova Esperança. A rede de esgotamento sanitário é instalada com 6.550 metros de tubulação.


Fotos Relacionadas