Prefeitura apóia a revitalização do MAI

17/11/2008 11:47:41 - Jornalista: Waleska Freire

A prefeitura de Macaé vai apoiar a revitalização do Movimento Assistencial e de Integração (MAI) por meio do programa Macaé Raízes. O apoio ao movimento foi anunciado pelo prefeito Riverton na noite do último sábado (15), durante o jantar de lançamento do programa. O evento foi aberto pelo Gerente do Ativo de Produção Norte da Unidade de Negócio de Exploração e Produção da Bacia de Campos, José Walmir Moreira Dias, seguido do presidente da Petrobras do Uruguai, Irani Varella e do coordenador do MBC, Alceu Castello Branco.

"Alguns componentes deste grupo do MAI se reencontraram recentemente e perceberam que apesar do crescimento de Macaé, as condições que motivaram as mulheres criarem o MAI em 1980 persistem: alta demanda social e muita gente chegando das mais diversas regiões do país e do mundo, necessitando de integração. Diante desta realidade criou-se o Macaé Raízes que é a revitalização das atividades do MAI, entidade de 28 anos de existência", explicou José Walmir.
Em sua nova fase, o MAI vai apoiar inicialmente quatro instituições visando a assistência social as crianças, jovens, idosos, portadores de necessidades especiais e dependentes químicos. Foram entregues certificados de agradecimento as cinco mulheres que permaneceram no MAI e apresentado pela professora Cláudia Márcia Vasconcelos, o projeto da elaboração de um livro alusivo aos 200 anos do município titulado "Macaenses em todos os tempos".
A equipe da elaboração desta obra é formada por Ely Perón, Éliton Coelho, Glória Monteiro, Ricardo Meirelles, Eloísa Seady, Romano Cipriani, Vilcson Matteus, e Cláudia Márcia. Foi apresentada uma série de imagens em homenagem as pessoas que tiveram trabalhos e participações na construção da sociedade macaense. No encerramento do evento, foram distribuídas propostas de adesão ao Macaé Raízes.
Histórico – O Movimento Assistencial e de Integração (MAI), foi criado no início da década de 70 por um grupo de mulheres formado por funcionárias da Petrobras e da comunidade macaense. Na época a empresa acabava de ser instalada e as mulheres se uniram para fazer algo social por Macaé. Recém chegada de Cuba, a vereadora Marilena Garcia, ministrou uma palestra no MAI e se integrou ao grupo que tinha como um dos seus principais objetivos colaborar com a educação pública por meio da criação de creches.

O prefeito lembrou do sucesso das cinco "Feiras de Integração", realizadas pelo MAI sempre nos meses de novembro, com barracas para comercialização de comidas e produtos típicos das regiões do país e da comunidade internacional. Esses eventos uniam os novos com os antigos macaenses. Inclusive o atual governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, já participou de eventos patrocinados pelo MAI.

Com a arrecadação do lucro dessas feiras foram construídas sete creches, em terrenos e com mão-de-obra doados por empresários locais e pela prefeitura e material comprado com esse recurso da feira. As creches foram entregues à administração da prefeitura, a quem até hoje pertencem oficialmente.