Prefeitura apóia campanha estadual pela recuperação da Mata Atlântica

11/09/2009 15:55:15 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Ana Chaffin

Onjetivo do evento é plantar o maios número de mudas nativas na Mata Atlântica

No próximo dia 21, data em tradicionalmente se comemora o Dia da Árvore, será feita uma ação integrada com todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de plantar o máximo de árvores num só dia, dentro da Mata Atlântica. A iniciativa comemora o primeiro ano de funcionamento do Contador de Árvores da Mata Atlântica. O contador de árvores é um projeto da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) que, através da superintendência de Biodiversidade e em parceria com Instituto Terra de Preservação Ambiental, contabiliza as árvores plantadas dentro da Mata Atlântica.

No primeiro ano, já foram contabilizadas quatro milhões de árvores. E no dia 21 será feita uma grande mobilização estadual para aumentar esses números. A prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), é parceira da SEA e do Instituto Terra, se comprometendo voluntariamente a plantar mais de mil árvores até o dia 21, para dessa forma, somar com todas as prefeituras fluminenses o plantio dentro da região de Mata Atlântica.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, esse dia foi batizado de Dia do Clima, ou simplesmente Dia C. Seu principal objetivo é unir todo o Estado numa luta conjunta a favor da biodiversidade, das águas, incentivando o plantio das espécies nativas da Mata Atlântica e, ao mesmo tempo, despertar para a necessidade de tornar essa uma prática corrente, restaurando nossas florestas e, especialmente, agindo na absorção de carbono para o controle das mudanças climáticas e contra o aquecimento global.

- Nessa data pretendemos entrar no clima e plantar o máximo possível de mudas de árvores nativas nas áreas urbana e rural de Macaé em parceria com o Estado através do pacto de restauração da Mata Atlântica e conservação da biodiversidade regional – assegurou.