Prefeitura apresenta projeto Boa Comunicação para Idosos

19/08/2009 17:31:38 - Jornalista: Cristian Santos - estagiário

Foto: Ana Chaffin

Objetivo do projeto é proporcionar o acesso à informação e a valorização da manutenção das atividades para a terceira idade.

Visando minimizar as dificuldades de comunicação e memória na terceira idade, a prefeitura de Macaé, por meio da secretaria de Assistência Social e da subsecretaria do Idoso, promoveu nesta quarta-feira (19) palestra para apresentar à comunidade o projeto Boa Comunicação na Melhor Idade. O objetivo do projeto é proporcionar o acesso à informação e a valorização da manutenção das atividades para a terceira idade. As aulas das oficinas do Projeto Boa Comunicação da Melhor Idade são realizadas todas às terças, quartas e sextas-feiras, das 13h às 17h, na subsecretaria do Idoso.

Durante o evento, cerca de 45 pessoas da terceira idade participaram de debates e dinâmicas sobre a comunicação, alguns sinais de envelhecimentos, exercitando as memórias, tendo como função principal de instrumento para se estabelecer e manter relações sociais.

- A velhice não é uma doença, é um processo biológico universal. A missão deste projeto é estimular os idosos a praticar atividades de memória, leitura, escrita e habilidades comunicativas. Isso ajuda as pessoas a partir de 60 anos a sentir a boa comunicação da terceira idade, disse a fonoaudióloga da subsecretaria do Idoso, Viviam Miranda.

Ela ressalta ainda que a memória é uma função cerebral superior, relacionada ao processo de retenção de informação em experiências obtidas. “A pessoa quando chega a certa idade pode adquirir algumas perdas de atenção seletiva. É comum também observarmos casos de problemas de audição, falhas de memória, raciocínio, voz, confusão e trocas de palavras”, comentou.

Segundo a subsecretaria do Idoso, Cátia Crespo, a melhor receita para a memória é exercitar o cérebro de maneiras rotineiras, como associar fotos a imagens, praticar jogos, recordar e anotar informações, além de procurar identificar as pessoas pela voz no telefone. “É necessário que o idoso aprenda novas habilidades, desenvolvendo criatividades e manutenção como pintura, costura, artesanato, entre outros”, comentou Cátia Crespo.

O atendimento da subsecretaria do Idoso é de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h. A subsecretaria fica localizada na Rua Francisco Portela, 444 – Centro. O telefone é 2757-4135.