Prefeitura ativa circuito de Fibra Ótica em Macaé

02/07/2009 16:25:38 - Jornalista: Grazielle de Marco

Foto: Divulgação

Projeto prevê ainda a conexão de todas as secretarias através da fibra ótica

Dando continuidade às ações de informatização da cidade de Macaé, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, ativou esta semana, mais um trecho da fibra ótica pertencente ao município. Agora, são 18 quilômetros de fibra ótica instaladas na cidade de Macaé. O cabo ótico vai do Paço Municipal ao Morro de Santa Mônica. A medida aumentará a velocidade de transmissão de dados e melhora no sinal de internet.

De acordo com o Secretário de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, esta conexão era feita anteriormente via rádio. “Isto nos causava problemas por causa de interferências. Mas manteremos o rádio como redundância, ou seja, caso haja algum problema com a fibra ótica, o rádio volta a funcionar e a prefeitura não fica sem internet”, explicou.

O projeto prevê ainda a conexão de todas as secretarias através da fibra ótica. Além da ativação do trecho foi colocado em funcionamento o CORE (Switch de grande porte), que realiza o gerenciamento da fibra ótica. “Esse equipamento tem grande capacidade de processamento, dando agilidade à comunicação”.

Com a ativação de toda a malha do município, interligando as secretarias, todos os setores poderão ter acesso aos serviços e sistemas disponibilizados pela prefeitura, agilizando a comunicação interna.

Através do circuito de fibra ótica será possível expandir o sinal de internet gratuito para o restante do município, promovendo a inclusão digital dos cidadãos e facilitando o acesso aos serviços oferecidos pela prefeitura na internet. Também será possível reduzir os gastos da administração municipal com telefonia, através do serviço de voip (voice over internet protocol – voz sobre IP), onde os funcionários utilizarão a internet para realizar ligações locais e entre setores sem custo e interurbanos a custos reduzidos.

- Estamos desenvolvendo uma série de projetos que serão viabilizados a partir da ativação da malha. Queremos tornar Macaé uma cidade digital e estamos realizando isso através de uma série de ações que vão, desde o desenvolvimento de sistemas nas secretarias, como o ofício digital, que iniciou seu funcionamento no mês de maio, aumento do link de internet de 10 MB para 60 MB no próximo mês, até a instalação de servidores (computador de grande porte) no CPD e procedimentos de backup (cópia de segurança), nunca esquecendo da qualificação dos nossos técnicos em cursos de especialização, -, ressaltou o secretário Guto Garcia.