Prefeitura atua em ação integrada de combate a zoonoses

29/04/2024 13:25:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin

Serviços de retirada de resíduos foram realizados em imóvel do bairro Cajueiros

A Prefeitura de Macaé realizou, nesta segunda-feira (29), mais uma ação integrada de combate a zoonoses no bairro Cajueiros. O trabalho contou com as Secretarias de Saúde, de Proteção Animal e Defesa Animal e Adjunta de Serviços Públicos.

Segundo o gestor da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), Luan Campos, essa ação pontual vem complementar as atividades rotineiras de governo.



“Foi verificada, através de denúncias de que havia acúmulo de resíduos e muitos animais em um imóvel do bairro, o que estava ocasionando a infestação de vetores, sobretudo de roedores”, disse.




Na ação, a equipe da Secretaria Adjunta de Serviços Públicos fez a retirada dos resíduos do imóvel. Já a Proteção e Defesa Animal, retirou 14 cães do local e encaminhou para o Parque de Exposições, onde funciona a UBS Animal. De acordo com o coordenador operacional da Proteção Animal, Luiz Felipe Diniz, os animais estão sendo avaliados por veterinários e os que tiverem condições de saúde serão castrados.



“Viemos até o local e vimos que os animais viviam em condições insalubres, e a medida foi fazer a retirada da residência”, disse.



Após o trabalho de retirada dos resíduos e dos animais do local, a equipe da Cevas fez o tratamento focal com aplicação de inseticida, por meio de bomba costal para eliminar pulgas e carrapatos. Os agentes também realizaram a colocação de iscas para controle de roedores e larvicida de combate ao mosquito Aedes aegypti.

O gestor da Cevas acrescentou que 20 agentes também estavam atuando no bairro, fazendo um mutirão, com visitas domiciliares, bloqueio químico e mecânico.



“Essa é uma questão de saúde pública e estas ações resultarão em melhoria ao estado ambiental do local e na qualidade de vida dos moradores”, frisou.


Solicitações e denúncias
Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Coordenadoria Especial de Vigilância em Saúde, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga nº 425, Centro de Macaé, ou através do email cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, através do Disque Dengue, com ligação gratuita: 0800-022-6461 e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.

Os contatos para denúncia de maus tratos a animais podem ser feitos através do telefone (22) 99285-6779 e para agendamento de castração (22) 99105-1769.


Fotos Relacionadas