Prefeitura atua para minimizar estragos causados pela chuva

13/02/2009 09:57:23 - Jornalista: Simone Noronha

Foto: Ana Chaffin

Bombas de sucção funcionam no Novo Cavaleiros

Equipes da prefeitura de Macaé estão trabalhando desde a noite desta quinta-feira (12) para minimizar os estragos causados pela chuva em toda a cidade. De acordo com informações da Coordenadoria de Defesa Civil municipal, da noite de quinta-feira até o início da manhã desta sexta-feira choveu 125 milímetros – média acima do esperado para todo o mês de fevereiro, que era de 116,8 milímetros.

Toda a região foi atingida pela chuva, que causou estragos na BR-101, que está interditada entre Rio Bonito e Rio Dourado. Por conta disso, parte do tráfego está sendo desviado para Macaé, pela Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) causando ainda mais transtornos no trânsito. Na mesma rodovia, o trecho entre a entrada do bairro Novo Cavaleiros o o Terminal Lagoa está em meia pista. Agentes da Mactran estão atuando desde o início da manhã nos principais pontos da cidade.

A Defesa Civil contabilizou até o início da manhã nove pessoas desalojadas. Por conta da chuva, a inauguração da praça do Mirante da Lagoa, que estava marcada para esta sexta-feira às 18h, foi adiada. Os shows programados para o Fest Verão do final de semana também foram adiados. A programação esportiva por enquanto está mantida.

Por conta da chuva forte, quase toda a cidade foi atingida por alagamentos. Homens das secretarias de Obras e de Serviços Públicos estão atuando nos bairros mais atingidos, como Imboassica, Novo Cavaleiros e Nova Holanda. Até o momento, para ajudar a escoar a água, a prefeitura instalou cinco bombas de sucção na Nova Holanda e no Novo Cavaleiros.

Em Imboassica, o leito da ferrovia que corta o bairro foi arrancado e jogado no asfalto pela força das águas. O local já foi desobstruído pela prefeitura. Como medida de prevenção, o canal extravasor da Lagoa de Imboassica foi aberto para escoar as águas.