Prefeitura avalia qualidade das águas na região serrana

08/01/2014 15:18:00 - Jornalista: Antonio Felipe Gonçalves

Foto: João Barreto

A pesquisa é feita em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro

Com a onda de calor que tem atingido a cidade, a população tem procurado opções de lazer para amenizar essa sensação térmica. E Macaé, conhecida por suas praias, também tem diversos rios e cachoeiras na região serrana que surgem como alternativa para quem quer se refrescar.

E a qualidade das águas desses mananciais é preocupação da Prefeitura de Macaé. Através do Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT), o governo está realizando pesquisas sobre a situação dos rios e córregos da região serrana, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Ainda no final de 2013 foram realizadas as coletas e as primeiras análises já estão em andamento no Laboratório de Metrologia Ambiental do IMMT (LABMAM). Já saíram os primeiros resultados que apontaram a qualidade em três pontos da Cachoeira do Sana, denominados Escorrega (dois pontos distintos) e próximo ao Posto da Defesa Civil. No entanto, de acordo com o presidente do IMMT, Eduardo Neiva, ainda são preliminares e qualitativos, e serão encaminhados à Secretaria Municipal do Ambiente.

Segundo Eduardo, os trabalhos serão concentrados principalmente nas cachoeiras e nascentes. "Além de realizar diversas ações, é necessário disseminar informações técnicas para a promoção da segurança e qualidade de vida tanto da população local quanto dos turistas", comenta.

Além do monitoramento constante no distrito do Sana, as próximas análises serão estendidas aos demais rios e córregos da serra, em especial nos pontos utilizados para banho pela população. De acordo com Eduardo Neiva, essas ações conjuntas entre o IMMT e a UFRJ poderão auxiliar diversos órgãos e aumentar a qualidade de vida da população.

Eduardo informa ainda que o IMMT pretende avançar com outros tipos de pesquisas, com o objetivo de auxiliar na construção de Banco de Dados especializados de informações dessa natureza, trabalhando em conjunto com os órgãos ambientais e demais Instituições de Ciência e Tecnologia da Região. “Os resultados das análises serão enviados para diversos órgãos e comissões ambientais, a fim de auxiliar nas suas ações. Comissões ambientais, tais como a Secretaria do Ambiente, Vigilância Sanitária, INEA e o Comitê de Bacia do Rio Macaé-Ostras serão alguns órgãos que poderão se beneficiar com esses estudos", explica o Diretor administrativo do IMMT, Luis Carlos Castro.

O IMMT está instalado na Rua Alcides da Conceição, 159, no bairro Novo Cavaleiros, no Polo Industrial de Macaé. Informações sobre serviços do instituto podem ser obtidas pelo telefone (22) 2791-3871 ou pelo email immt@immt.rj.gov.br.